25 anos da Constituição Federal

No dia 5 de outubro de 2013, o Brasil comemorou os 25 anos da Constituição brasileira.

No dia 5 de outubro de 2013, a Constituição da República Federativa do Brasil completou 25 anos. Saiba mais!

No dia 5 de outubro de 2013, o Brasil comemorou os 25 anos da Constituição brasileira. A carta de leis do Brasil chama a atenção por sua durabilidade.

A atual constituição foi fruto de 18 meses de trabalhos, e foi aprovada e promulgada pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, em 5 de outubro de 1988. O texto final da Constituição foi um grande marco do recomeço da democracia no Brasil.

No ano em que foi promulgada, a Carta de leis acabou sendo muito criticada por seu detalhismo. Mas, contrariando as expectativas, a Constituição Brasileira se mostrou muito duradoura.

A carta de leis é chamada de Constituição Cidadã. Graças à constituição, o governo constitucional foi restaurado no Brasil com uma ampliação da participação popular nos pleitos eleitorais livres.

Com a nova lei, a sociedade brasileira ganhou um instrumento poderoso de transformações. Hoje, é possível dizer que a democracia brasileira é fruto Constituição de 1988.

A Constituição da República Federativa do Brasil é a principal lei do país. Ela é suprema e serve como parâmetro de validade para todas as outras espécies normativas. A constituição nacional está localizada no topo do ordenamento jurídico brasileiro.

Veja Também

25 anos da Constituição Federal

Vacina da Dengue

Influência dos jogos eletrônicos na educação

Qual carreira seguir depois da escola?

Desarmamento no Brasil

Curiosidades sobre os Papas