5 maiores erros para a avaliação de uma redação

Descubra os 5 maiores erros para a avaliação de uma redação e evite-os para melhores resultados.

Descubra os 5 maiores erros para a avaliação de uma redação e evite-os para melhores resultados.

Falta de ordenação de ideias

Um dos maiores erros que se cometem na redação passa pela falta de ordenação de ideias, sendo um erro bastante comum, de acordo com o que dizem os organizadores de vestibulares. Este erro indica que a pessoa não tem o hábito de escrita. Portanto, a falta de ordenação das ideias faz com que o texto não tenha encadeamento, tornando-se por vezes incompreensível.

Esta falta de ordenação geralmente está relacionada com o partir de uma ideia para outra ideia sem uma ligação ou coerência.

Falta de coerência do texto e coesão

Outro dos 5 maiores erros para a avaliação de uma redação está na coesão e coerência. O que se vê em várias redações é que existe uma falta de coerência no texto. Assim, vê-se regularmente a apresentação de um argumento que depois se contradiz.

É visível também uma falta de coesão do texto por parte da maioria dos alunos, os quais fazem um texto redundante. Ou seja, ficam falando do mesmo assunto por vários períodos, sem dar qualquer outro dado novo. Isto denota que o candidato não tem argumentos necessários para fazer a redação, ou não tem informação que chegue para redigir o texto.

Fugir ao tema proposto

Outro dos 5 maiores erros para a avaliação de uma redação diz respeito à inadequação. Os candidatos fogem ao tema que lhes foi proposto. Este erro poderá ser visível mesmo em redações onde a escrita apresenta a gramática e ortografia de forma correta e exemplar. Apesar disso, é visível uma incompreensão do tema, não deixando o candidato à vontade para falar sobre o assunto, acabando por escolher outro argumento em que se sinta mais à vontade.

No entanto, embora o texto esteja escrito corretamente, o fato de se distanciar do assunto faz com que tire bastantes pontos, que são imprescindíveis para um bom resultado na redação.

Parágrafos insuficientes ou mal feitos

Um dos maiores erros consiste mesmo na falta de parágrafos, ou então no seu mau uso. A maior parte dos candidatos têm demonstrado uma grande dificuldade neste ponto. Ora, quando se usam mal os parágrafos, ou quando não são usados, o texto fica mal estruturado. Nunca separe uma ideia em dois parágrafos, e nunca junte duas ideias num único parágrafo.

Frases com erros de concordância

Os erros de concordância são dos mais graves, mas também aqueles que os organizadores mais veem. Atenção a:

  • Tempos verbais

  • Nunca separe o sujeito do verbo com uma vírgula

  • Atenção ao uso do gerúndio e particípio passado


Evite os 5 maiores erros para a avaliação de uma redação e garanta uma boa nota na próxima prova.

Veja Também

Como fazer uma boa redação

Estética de uma redação

Segredos para uma boa redação

Ambiguidade

Procuração

Conclusão na redação