A Cabanagem

A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu na província Grão-Pará, na região norte do Brasil.

A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu na província Grão-Pará, na região norte do Brasil. O conflito se deu entre os anos de 1835 e 1840.

O nome cabanagem vem do fato de a revolta ter sido formada por pessoas pobres, que moravam em cabanas nas beiras dos rios.

Os cabanos viviam em situação de extrema pobreza, sem a ajuda do governo central. Com um sentimento de abandono e revolta, os cabanos deram início aos conflitos.

Comerciantes e fazendeiros da região também estavam insatisfeitos com o governo regencial. Assim o grupo de cabanos, formado por índios e mestiços, e os integrantes da elite local se uniram para lutar contra o governo.

A cabanagem tinha o objetivo de alcançar a independência da província do Grão-Pará, além de exigir melhores condições de vida para a população e maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

Em 1835, uma guerra entre os cabanos e as tropas do governo central teve início. Cerca de 30 mil pessoas morreram durante os cinco anos de guerra.

Os cabanos ocuparam a cidade de Belém e colocaram o fazendeiro Félix Malcher na presidência da província, mas atitudes do líder fizeram com que os cabanos matassem Malcher e colocassem em seu lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre.

Depois de muitas lutas, o governo central brasileiro conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, os conflitos tiveram fim e muitos cabanos haviam sido presos ou mortos.

Veja Também

Guerra do Afeganistão

Os piores acidentes nucleares da história

A ditadura militar no Brasil

Fases do Capitalismo

Revolução Francesa

O movimento iluminista