Você está aqui: Click Estudante » História » A chegada dos espanhóis

A chegada dos espanhóis

Por Click Estudante - Publicado em 27/10/2012

A chegada dos espanhóis à América começou em 1492, dando início ao processo de colonização espanhola sob o comando de Cristóvão Colombo.

Colombo estava à procura de um novo caminho para as Índias quando encontrou a América. Ele foi feito governador dos territórios descobertos durante suas viagens.

A expansão marítima europeia foi importante para que a Espanha dominasse vários territórios e escravizasse sociedades indígenas, como os incas e os astecas. Os espanhóis estavam em busca, principalmente, de metais preciosos durante essa expansão marítima.

As terras da América foram muito disputadas entre Portugal e Espanha, o que acabou resultando na divisão do Oceano Atlântico por um meridiano, o que deixava apenas as terras africanas para Portugal.

Assim, os países precisaram assinar o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente entre os dois países.

Os espanhóis colonizaram Cuba, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, México, partes dos Estados Unidos – como Califórnia e Novo México, entre outras regiões.

Imigração espanhola no Brasil

Os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil por volta de 1880, quando a pobreza e o desemprego na Espanha impulsionaram as pessoas a deixarem o país.

No final do século XIX, com o desenvolvimento da tecnologia naval, milhares de espanhóis vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida e renda nas colheitas de café.

Na década de 1880, 75% dos espanhóis que vinham para o Brasil tinham como destino as fazendas de café em São Paulo. Estima-se que, entre 1880 e 1960, cerca de 750 mil espanhóis tenham imigrado para o Brasil.

A imigração espanhola foi intensa no Brasil até a década de 1930. Os espanhóis também foram responsáveis por introduzir a criação de gado no Rio Grande do Sul.

Links relacionados:  espanha |   imigrantes |   imigração no brasil | 

Sugestões para história:

Babilônia

Babilônia Babilônia era a capital da antiga Suméria, na Mesopotâmia.

Categoria:
Matéria escolar lida 107 vezes

Onde e Quando surgiu a democracia?

Onde e Quando surgiu a democracia? A Democracia é um sistema de governo em que o povo é o pilar principal.

Categoria:
Matéria escolar lida 198 vezes

A história do Rio Tietê

A história do Rio Tietê As águas eram tão limpas e navegáveis que os bandeirantes no século XVIII o utilizaram como rota.

Categoria:
Matéria escolar lida 338 vezes

Reunificação da Alemanha

Reunificação da Alemanha Desde o final de 1942 os alemães vinham perdendo territórios no norte da África, porém mantinha o controle sobre a Europa ocidental.

Categoria:
Matéria escolar lida 280 vezes