A chegada dos espanhóis

Por Click Estudante - Publicado em 27/10/2012

A chegada dos espanhóis

A chegada dos espanhóis à América começou em 1492, dando início ao processo de colonização espanhola sob o comando de Cristóvão Colombo.

Colombo estava à procura de um novo caminho para as Índias quando encontrou a América. Ele foi feito governador dos territórios descobertos durante suas viagens.

A expansão marítima europeia foi importante para que a Espanha dominasse vários territórios e escravizasse sociedades indígenas, como os incas e os astecas. Os espanhóis estavam em busca, principalmente, de metais preciosos durante essa expansão marítima.

As terras da América foram muito disputadas entre Portugal e Espanha, o que acabou resultando na divisão do Oceano Atlântico por um meridiano, o que deixava apenas as terras africanas para Portugal.

Assim, os países precisaram assinar o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente entre os dois países.

Os espanhóis colonizaram Cuba, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, México, partes dos Estados Unidos – como Califórnia e Novo México, entre outras regiões.

Imigração espanhola no Brasil

Os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil por volta de 1880, quando a pobreza e o desemprego na Espanha impulsionaram as pessoas a deixarem o país.

No final do século XIX, com o desenvolvimento da tecnologia naval, milhares de espanhóis vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida e renda nas colheitas de café.

Na década de 1880, 75% dos espanhóis que vinham para o Brasil tinham como destino as fazendas de café em São Paulo. Estima-se que, entre 1880 e 1960, cerca de 750 mil espanhóis tenham imigrado para o Brasil.

A imigração espanhola foi intensa no Brasil até a década de 1930. Os espanhóis também foram responsáveis por introduzir a criação de gado no Rio Grande do Sul.



Links relacionados:  espanha |   imigrantes |   imigração no brasil | 

Sugestões para história:

Matrizes Culturais do Brasil

Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vário...

Categoria: História.
Matéria escolar lida 32 vezes

Bombardeio de Salvador de 1912

O Bombardeio de Salvador de 1912 foi um dos momentos graves da luta política existente entre as oligarquias da República...

Categoria: História.
Matéria escolar lida 102 vezes

Consequências da cabanagem

A cabanagem foi uma revolta popular que tomou conta do Pará em 1835. Conheça as consequências do movimento!...

Categoria: História.
Matéria escolar lida 1282 vezes

Um pouco da História do Brasil

Conheça os principais fatos históricos do Brasil desde os tempos do Brasil Colônia até as manifestações de 2013!...

Categoria: História.
Matéria escolar lida 1232 vezes