A ciência no século XIX

Muitas descobertas e avanços foram registrados no século XIX em diversas áreas importantes.

O desenvolvimento da ciência foi intenso no século XIX. Por essa razão, esse período ficou conhecido como o século das Ciências.

Muitas descobertas e avanços foram registrados no século XIX em diversas áreas importantes, como a filosofia, as ciências naturais, a física e a medicina.

Um marco do século XIX foi a criação das Associações para o Progresso da Ciência na Inglaterra e nos Estados Unidos. As publicações científicas também aumentaram, principalmente na Europa.

A pesquisa científica avançou no século XIX a partir de um processo de racionalização. Os grandes feitos da ciência nesse período foram influenciados pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial.

O termo “cientista” foi criado e impresso na obra “A origem das espécies”, de Charles Darwin. No século XIX as ciências exatas ganharam destaque e o desenvolvimento tecnológico passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Física, Química, Metalurgia, Sociologia e Psicologia também avançaram nesse século. Além disso, o período impulsionou a criação de museus e escolas politécnicas. Entre as principais descobertas e evoluções desse período, podemos citar:

Na Física – Os principais avanços foram nos campos da óptica, da teoria do calor e da eletricidade. Nesse século Carnot estabeleceu os princípios fundamentais da termodinâmica, Ampère formulou as leis do magnetismo e Hertz mostrou a maneira como as oscilações elétricas se propagavam no espaço.

As principais invenções desse período foram o telégrafo eletrônico e o aparelho transmissor.

Na Biologia - Em 1860, Pasteur descobriu que a fermentação e as doenças infecciosas eram causadas por seres vivos, os micróbios e as bactérias. A descoberta possibilitou o desenvolvimento e a fabricação de vacinas para a prevenção de doenças contagiosas.

Na Medicina – Muitas doenças passaram a contar com remédios e vacinas, o que aumentou a expectativa de vida da população.

Um dos centros de pesquisa científica mais importantes do século XIX foi o Museu de História Natural de Paris, na França.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Invenção da Imprensa

Intentona Comunista

Antiga Mesopotâmia

Golpe Militar de 1964

Início do estado de Israel

Início da exploração do território brasileiro