A ciência no século XIX

Muitas descobertas e avanços foram registrados no século XIX em diversas áreas importantes.

O desenvolvimento da ciência foi intenso no século XIX. Por essa razão, esse período ficou conhecido como o século das Ciências.

Muitas descobertas e avanços foram registrados no século XIX em diversas áreas importantes, como a filosofia, as ciências naturais, a física e a medicina.

Um marco do século XIX foi a criação das Associações para o Progresso da Ciência na Inglaterra e nos Estados Unidos. As publicações científicas também aumentaram, principalmente na Europa.

A pesquisa científica avançou no século XIX a partir de um processo de racionalização. Os grandes feitos da ciência nesse período foram influenciados pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial.

O termo “cientista” foi criado e impresso na obra “A origem das espécies”, de Charles Darwin. No século XIX as ciências exatas ganharam destaque e o desenvolvimento tecnológico passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Física, Química, Metalurgia, Sociologia e Psicologia também avançaram nesse século. Além disso, o período impulsionou a criação de museus e escolas politécnicas. Entre as principais descobertas e evoluções desse período, podemos citar:

Na Física – Os principais avanços foram nos campos da óptica, da teoria do calor e da eletricidade. Nesse século Carnot estabeleceu os princípios fundamentais da termodinâmica, Ampère formulou as leis do magnetismo e Hertz mostrou a maneira como as oscilações elétricas se propagavam no espaço.

As principais invenções desse período foram o telégrafo eletrônico e o aparelho transmissor.

Na Biologia - Em 1860, Pasteur descobriu que a fermentação e as doenças infecciosas eram causadas por seres vivos, os micróbios e as bactérias. A descoberta possibilitou o desenvolvimento e a fabricação de vacinas para a prevenção de doenças contagiosas.

Na Medicina – Muitas doenças passaram a contar com remédios e vacinas, o que aumentou a expectativa de vida da população.

Um dos centros de pesquisa científica mais importantes do século XIX foi o Museu de História Natural de Paris, na França.

Veja Também


Crise econômica de 1929

A Cabanagem

Guerra Revolucionária Americana

Início da exploração do território brasileiro

Tráfico Negreiro

Ciclo do Gado