Click EstudanteHistóriaA corrida espacial

A corrida espacial

Autor: Click Estudante

Lido: 5738 vezes

A corrida espacial

Entre os anos de 1957 e 1975, durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética começaram uma competição de tecnologia espacial, considerada pela maioria do público como um dos maiores e mais emocionante episódio da exploração espacial. De um lado, tínhamos um bloco capitalista e outro socialista, a ordem bipolar lançava uma grande questão para a opinião pública internacional: Qual destes dois modelos de desenvolvimento seria realmente o mais eficiente?

A partir deste ponto, encontramos norte-americanos e soviéticos tentando defender com todos os argumentos possíveis sua posição política e econômica. Entre tais meios, encontramos o desenvolvimento das ciências astronômicas, campo este que se transformou no lugar mais agitado para tal competição. Resultado do desenvolvimento da tecnologia militar, a conquista do espaço só foi realmente possível a partir do momento em que foram projetados foguetes com capacidade de superarem a órbita do nosso próprio planeta.

Tal conquista poderia abrir portas para o controle de tecnologias que poderiam influenciar na economia socialista e comunista. Lançamentos de satélites e a exploração dos astros significavam descobertas cientificas inimagináveis e incríveis. Contudo, acreditavam que a exploração e conquista do espaço poderia determinar a hegemonia de alguns blocos integrantes da ordem bipolar, ou seja, das duas potencias existentes no mundo naquele tempo: Estados Unidos e União Soviética.

Em 1950, os Estados Unidos e a União Soviética anunciaram o interesse de lançarem satélites que pudessem ampliar a quantidade de informações sobre nosso planeta. Os soviéticos, mais eficazes na disputa, lançaram em 4 de outubro de 1957 o satélite Sputnik I, já os Estados Unidos, sentindo-se pressionados com a vitória comunista, em 31 de Janeiro de 1958, lançaram o Explorer I no espaço.

Com as comparações dos feitos espaciais, os dois países viabilizavam meios para decidir quem seria o primeira a dar um passo adiante do outro. Os soviéticos iniciaram o projeto Vostok e os Estados Unidos iniciaram o projeto Mercury, apesar de representarem lados antagônicos, as duas potências sonhavam com a realização da primeira viagem espacial com tripulação humana.

Em 12 de Abril de 1961, os soviéticos saíram na frente com o lançamento do cosmonauta Yuri Gagarin para uma viagem em torno do planeta. Os Estados Unidos, em resposta, lançou o astronauta Alan Shepard, um mês após a data do soviético, para uma rápida viagem de quinze minutos em torno da Terra. Apesar da intenção de se igualarem em tecnologia e ousadia, os feitos norte-americanos eram menos expressivo que a conquista dos soviéticos.

Para colocar um ponto final a questão, as duas nações voltaram-se para estudos que permitiam uma espaçonave tripulada pousar em pleno solo lunar. Dessa vez, os americanos conseguiram realizar um projeto de maior eficiência, enquanto os russos lançavam satélites que alcançavam a órbita lunar e acumulavam várias horas de vôo em torno do nosso planeta. Em 1969, a corrida espacial chegava ao fim, quando o foguete americano Apollo 11 levou os primeiros astronautas à Lua.

Veja o vídeo do primeiro homem a pisar na lua:


Com o fim da competição, russos e norte-americanos uniram-se para que a exploraçã espacial fosse ampliada em projetos de cooperação. O projeto Apollo Soyuz, foi um teste desta união, uma espaçonave norte-americana transportou um módulo de acoplagem que permitiu a ligação com a espaçonave russa Soyuz, com isso, a disputa pelo espaço perdia a capacidade de simbolizar as grandes disputas bipolares.

Comentários

Sugestões de Artigos

A corrida espacial
A corrida espacial

Em 1969 a corrida espacial chegou ao fim com o lan...

Análise da obra Quincas Borba
Análise da obra Quincas Borba

Quincas Borba é mais uma importante obra do grande...

Início da exploração do território brasileiro
Início da exploração do território brasi

A administração do Brasil como colônia de exploraç...

O inicio da democracia no Brasil
O inicio da democracia no Brasil

Getúlio governou o Brasil entre os anor 1930 e 193...

Como Acontece o Tsunami
Como Acontece o Tsunami

O tsunami é uma onda gerada por distúrbios sísmico...

As zonas climáticas da terra
As zonas climáticas da terra

As zonas climáticas da terra são divididas em zona...

Influência dos jogos eletrônicos na educação
Influência dos jogos eletrônicos na educ

Alguns estudiosos acreditam que jogos com temática...

Sentido do tato
Sentido do tato

O tato só é possível porque a pele é formada por t...

Romantismo nas artes plásticas
Romantismo nas artes plásticas

Sendo um movimento intelectual e artístico que sur...

Operação Lava Jato
Operação Lava Jato

Operação Lava Jato é a maior investigação de corru...

Camada de Ozônio
Camada de Ozônio

A camada de ozônio serve para proteger o planeta T...

Mapa do Brasil
Mapa do Brasil

O Mapa Político do Brasil completo....

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |