Click EstudanteHistóriaA história do Rio Tietê

A história do Rio Tietê

Autor: Click Estudante

Lido: 1700 vezes

A história do Rio Tietê

Para quem não sabe, nem sempre o rio Tietê foi tão poluído quanto é hoje, pelo contrário, suas águas eram tão limpas e navegáveis que os bandeirantes no século XVIII o utilizaram como rota. E foi através do rio que esses aventureiros ampliaram o território brasileiro, formando diversas cidades entre o interior de São Paulo e Mato Grosso.

E durante muito tempo o rio serviu como navegação e também para a prática de esportes náuticos até mesmo na região de São Paulo, contudo, foi a partir de 1950 que o destino do rio estava começando a mudar. Com o grande avanço da cidade em termos populacionais e industriais, todo esgoto começou a ser jogado em suas águas e é assim até os dias de hoje.

Porém, no ano de 1990 aconteceu uma mobilização popular com a chamada Tietê Vivo, um projeto do estado de São Paulo que prometeu reduzir os agentes poluidores do rio, algo que estão conquistando dia-a-dia, pois esse projeto ainda está na ativa e, engenheiros acreditam que não demorará muito tempo para o rio voltar a ser o que era antes.


Outro ponto positivo para o projeto foi o afundamento do leito que iniciou-se em 2002, anulando as constantes enchentes do rio em períodos de chuva. A marginal Tietê, avenida que segue o leito do rio corta a cidade de São Paulo, portanto, quando há pontos de alagamento o trânsito do estado se torna caótico. Isso sem mencionar as doenças que acometiam as pessoas que sofriam com as enchentes, tais como: leptospirose, tifo, diarréias, entre outras.

Para você ter uma noção da dimensão desse rio, ele possui 1.100 quilômetros de extensão e em passa por sessenta e dois municípios paulistas, sem mencionar as seis sub-bacias hidrográfica nas seguintes regiões: Alto Tietê, Piracicaba, Sorocaba, Médio Tietê, Tietê/Jacaré, Tietê, Tietê/Batalha e Baixo Tietê. Vale mencionar que o rio também é utilizado para gerar energia, ele passa por algumas barragens, como: Barra Bonita, Ibitinga, Três Irmãos, Edgard de Souza, Pirapora do Bom Jesus, Anhembi, Laras e Promissão.

E para ter uma ideia de sua nascente, o rio Tietê nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salesópolis que fica situada na Serra do Mar no estado de São Paulo. Ele atravessa a cidade de leste a oeste e deságua no rio Paraná no município de Itapura que é divisa de São Paulo e Mato Grosso. O nome Tietê vem do tupi e significa caudal volumoso.

Comentários

Sugestões de Artigos

A história do Rio Tietê
A história do Rio Tietê

Para quem não sabe, nem sempre o rio Tietê foi tão...

Barroco
Barroco

A arte barroca começou na Europa no final do sécul...

Como funcionam os terremotos
Como funcionam os terremotos

A energia liberada nesse momento é variada, anualm...

Preconceito racial
Preconceito racial

A sociologia estuda o comportamento humano desde o...

O inicio da democracia no Brasil
O inicio da democracia no Brasil

Getúlio governou o Brasil entre os anor 1930 e 193...

A luta de classes
A luta de classes

A luta de classes é um conceito intimamente relaci...

Colonização
Colonização

Colonização é o nome dado ao processo de ocupação ...

Jânio da Silva Quadros
Jânio da Silva Quadros

Jânio Quadros foi um importante político brasileir...

Palíndromos
Palíndromos

Nos palíndromos devemos desconsiderar os sinais or...

Crise Econômica no Brasil em 2015
Crise Econômica no Brasil em 2015

Somando vários fatores, veja os principais motivos...

Gonçalves Dias
Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1...

Procuração
Procuração

O outorgante deve comparecer ao Cartório, com RG e...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |