Click EstudanteHistóriaA história do Rio Tietê

A história do Rio Tietê

Autor: Click Estudante

Lido: 4518 vezes

A história do Rio Tietê

Para quem não sabe, nem sempre o rio Tietê foi tão poluído quanto é hoje, pelo contrário, suas águas eram tão limpas e navegáveis que os bandeirantes no século XVIII o utilizaram como rota. E foi através do rio que esses aventureiros ampliaram o território brasileiro, formando diversas cidades entre o interior de São Paulo e Mato Grosso.

E durante muito tempo o rio serviu como navegação e também para a prática de esportes náuticos até mesmo na região de São Paulo, contudo, foi a partir de 1950 que o destino do rio estava começando a mudar. Com o grande avanço da cidade em termos populacionais e industriais, todo esgoto começou a ser jogado em suas águas e é assim até os dias de hoje.

Porém, no ano de 1990 aconteceu uma mobilização popular com a chamada Tietê Vivo, um projeto do estado de São Paulo que prometeu reduzir os agentes poluidores do rio, algo que estão conquistando dia-a-dia, pois esse projeto ainda está na ativa e, engenheiros acreditam que não demorará muito tempo para o rio voltar a ser o que era antes.

Outro ponto positivo para o projeto foi o afundamento do leito que iniciou-se em 2002, anulando as constantes enchentes do rio em períodos de chuva. A marginal Tietê, avenida que segue o leito do rio corta a cidade de São Paulo, portanto, quando há pontos de alagamento o trânsito do estado se torna caótico. Isso sem mencionar as doenças que acometiam as pessoas que sofriam com as enchentes, tais como: leptospirose, tifo, diarréias, entre outras.

Para você ter uma noção da dimensão desse rio, ele possui 1.100 quilômetros de extensão e em passa por sessenta e dois municípios paulistas, sem mencionar as seis sub-bacias hidrográfica nas seguintes regiões: Alto Tietê, Piracicaba, Sorocaba, Médio Tietê, Tietê/Jacaré, Tietê, Tietê/Batalha e Baixo Tietê. Vale mencionar que o rio também é utilizado para gerar energia, ele passa por algumas barragens, como: Barra Bonita, Ibitinga, Três Irmãos, Edgard de Souza, Pirapora do Bom Jesus, Anhembi, Laras e Promissão.

E para ter uma ideia de sua nascente, o rio Tietê nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salesópolis que fica situada na Serra do Mar no estado de São Paulo. Ele atravessa a cidade de leste a oeste e deságua no rio Paraná no município de Itapura que é divisa de São Paulo e Mato Grosso. O nome Tietê vem do tupi e significa caudal volumoso.

Comentários

Sugestões de Artigos

A história do Rio Tietê
A história do Rio Tietê

Para quem não sabe, nem sempre o rio Tietê foi tão...

Lixo (Problemas e Soluções)
Lixo (Problemas e Soluções)

O grande acúmulo de lixo representam graves proble...

Redemocratização brasileira
Redemocratização brasileira

Todo processo de redemocratização é marcado pela r...

Arte Conceitual
Arte Conceitual

A arte conceitual é uma tentativa de rever a noção...

Maiores reservas de petróleo do mundo
Maiores reservas de petróleo do mundo

Confira a A Opep – Organização dos Países Exportad...

Importância do Petróleo
Importância do Petróleo

O petróleo foi, e é fundamental para o avanço da h...

A Importância da Bacia Amazônica
A Importância da Bacia Amazônica

O que preocupa em questão de segurança e preservaç...

Presença Portuguesa na África
Presença Portuguesa na África

Os portugueses colocaram em prática uma verdadeira...

Colonização
Colonização

Colonização é o nome dado ao processo de ocupação ...

O mundo antes da revolução industrial
O mundo antes da revolução industrial

Com o início da revolução industrial os trabalhado...

Benjamin Constant
Benjamin Constant

Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu no d...

A Inglaterra do século XVI
A Inglaterra do século XVI

Nesse período, a economia inglesa era baseada na c...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |