Click EstudanteHistóriaA origem da humanidade

A origem da humanidade

Autor: Click Estudante

Lido: 5293 vezes

A origem da humanidade
Já foram discutidas diversas teorias que tentam explicar a origem do homem, tanto no contexto cientifico, quanto por parte das religiões e até mesmo da mitologia. Antropogênese é o estudo que tenta descobrir o surgimento e também a evolução da humanidade.
Os mitos foram as primeiras tentativas do homem para explicar sua própria concepção. Na mitologia grega, diz que Epitemeu foi responsável pela criação do homem, mas os fez de barro, imperfeitos e sem vida, então, seu irmão, Prometeu, por compaixão àquela criação, roubou o fogo de Vulcano e deu- aos homens para que tivessem vida. Contudo, Zeus, o deus supremo do Olimpo, avistou a primeira fogueira vindo da terra e se revoltou, chamou Prometeu e o fez, para acalmar o ego do deus, fazer um sacrifício em sua homenagem, Prometeu, apaixonado pelos homens, fez dois montes, um deles com as melhores partes do boi e na outra, apenas com os restos, Zeus, ao descobrir tal artimanha, condenou Prometeu ao Cáucuso, um rochedo onde, todas as noites uma águia vinha e lhe devorava as vísceras e, como era um deus, ao amanhecer, regenerava-se.

A teoria da evolução é aceita pela ciência atual na qual, o ser humano tem um ancestral comum, tendo se adaptado a hábitos terrícolas por bipedismo primário e, desenvolvido um cérebro mais complexo. A separação entre os ancestrais dos humanos e dos primatas, nossos parentes vivos mais próximos, teria ocorrido há cerca de 5 milhões de anos, segundo os cientistas.
Voltando ao campo religioso, na Bíblia, no livro do Gênesis que narra a criação de Adão e Eva por Deus a partir do barro e, que, depois o homem cometera o pecado comendo o fruto proibido oferecido primeiramente à Eva e depois por ela, a Adão, logo depois foram expulso do paraíso por Deus e assim se inicia a vida terrena do homem. Atualmente, muitos religiosos consideram esta narrativa alegórica, abandonando assim o sentido literal das palavras, o próprio Papa João Paulo II expressou que existe compatibilidade entre a evolução e a fé católica.

Mas existem setores fundamentalista, mesmo dentro dos católicos, que crêem na interpretação literal do Gênesis ou até mesmo, de outros livros e mitologias religiosas. Segundo a cabala, a tradição esotérica e mística do judaísmo, a criação do mundo e do homem aconteceu por emanações de um principio chamado de: Ain Soph e tais emanações são chamadas de Sephiroth, em número de dez e o seu conjunto forma a árvore da vida, que representa esotericamente o Homem Arquetípico ou Homem Primordial. O mundo material, nesta árvore é representado por sua base e é associada a Adonai. Na Teosofia, Filosofia Esotérica e outros, rejeita-se completamente a descendência dos primatas em favor de uma origem da humanidade poligenética e astral.
A origem desta teoria tem suas raízes na filosofia oriental, ou seja, no hinduísmo e no budismo e, influenciou também as chamadas ciências ocultas. No livro, A Doutrina Secreta de Blavatsky, a origem e evolução do homem é descrita em pergaminhos antigos que foram chamados de: Estâncias de Dzyan. Segundo esta teoria, o homem físico surgiu há 18 milhões de anos a partir de seu molde astral, formando assim a raça que ele chamou de Atlante. Para Blavatsky os primatas superiores são antigas raças humanas que se degeneraram e, portanto, se explica as semelhanças entre os dois seres vivos, porém, não nega a teoria da evolução, também não acredita que uma força cega e sem objetivos possa ter originado um ser tão complexo quanto o homem, para ela, a criação do homem foi algo guiado pelas hierarquias divinas a partir de um plano.

Comentários

Sugestões de Artigos

A origem da humanidade
A origem da humanidade

Já foram discutidas várias teorias que tentam expl...

Cinética Química
Cinética Química

A Cinética química é o ramo da química que estuda ...

Relação das Redes Sociais nos Protestos
Relação das Redes Sociais nos Protestos

Twitter e Facebook estiveram profundamente relacio...

Ascensão e queda do Império Napoleônico
Ascensão e queda do Império Napoleônico

O Império Napoleônico foi instaurado num momento e...

Micologia
Micologia

A palavra micologia vem do grego "Mykes", que sign...

Psicanálise
Psicanálise

A psicanálise é uma ciência de estudo da mente hum...

Nomes Comuns em Inglês
Nomes Comuns em Inglês

Vários nomes próprios são bastante interessantes n...

Terremoto no Haiti
Terremoto no Haiti

Esse terrível acontecimento aconteceu no Haiti no ...

Evolução da Matemática
Evolução da Matemática

Foram diversas transformações para que a matemátic...

Ariano Suassuna
Ariano Suassuna

Passou os primeiros anos de sua infância na fazend...

O descobrimento do Brasil
O descobrimento do Brasil

Ao avistarem pela primeira vez o território brasil...

Força Eletromotriz
Força Eletromotriz

O símbolo da força eletromotriz é: FEM....

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |