Advogado

Os advogados podem se especializar em processo de falência, direito ambiental internacional, direito civil, direito imobiliário, causas familiares, direito de propriedade intelectual, entre outras áre

No Brasil, é necessário o registro da OAB para que o profissional possa advogar.

Embora os advogados atuem em quase todos os aspectos da sociedade, de escritórios a indústrias, suas funções básicas são as mesmas: representar as necessidades de seus clientes em processos civis e criminais. Os advogados podem se especializar em processo de falência, direito ambiental internacional, direito civil, direito imobiliário, causas familiares, direito de propriedade intelectual, entre outras áreas.

Alguns advogados passam mais tempo na sala de audiências, outros trabalham no setor privado ou no governo. As responsabilidades diárias dos advogados incluem trabalho nos tribunais, bibliotecas, fóruns e escritórios de advocacia. Existem muitos escritórios de advocacia famosos no Brasil, os mais importantes ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasilia, inclusive há um importante Escritório de Advocacia em Brasília responsável por inúmeros casos importantes.

Alguns atendem clientes em escritórios particulares. Eles participam de reuniões, coletam e interpretam provas, e consultam autoridades e clientes e membros sobre diversos assuntos legais.

Muitos advogados são autônomos, seja em prática individual ou como sócios em escritórios de advocacia.

Para se tornar um advogado é preciso cursar a faculdade de direito durante 5 anos e, depois de formado, é necessário prestar o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Só depois de conseguir o registro da OAB, o profissional estará habilitado para advogar.

A faculdade de direito é intensa, e é visto como o primeiro de muitos desafios para os aspirantes a advogados. Um diploma universitário e uma boa pós-graduação são os requisitos básicos de ensino para esses profissionais.

Mesmo com a natureza competitiva da Faculdade de Direito, o aluno enfrenta ainda mais a concorrência no mercado de trabalho. Muitas escolas de direito têm programas de estágio, que são altamente recomendados como treinamento para os novos advogados.

Os advogados devem estar informados sobre as mudanças e as evoluções jurídicas. Eles podem servir como defensores ou assessores.

Os profissionais podem prestar orientação sobre direitos e obrigações legais. Muito do trabalho do advogado envolve pesquisa de precedentes, que são as interpretações anteriores de leis e a história das decisões judiciais com base nessa lei. Os advogados usam precedentes para apoiar os seus casos em tribunal.

Veja Também


Web Designer

Professor

Jornalista

Pedreiro

Médico

Policial