Aerodinâmica

Hoje, a aerodinâmica é uma ciência específica, de fundamental importância no segmento da indústria da aviação e da indústria automotiva.

A aerodinâmica é uma ciência de fundamental importância para as indústrias da aviação e de automóveis.

A aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos e das forças que eles exercem sobre corpos sólidos. Hoje, a aerodinâmica é uma ciência específica, de fundamental importância no segmento da indústria da aviação e da indústria automotiva.

É graças à aerodinâmica que conseguimos criar veículos que se locomovem com o menor atrito possível com o ar para que sejam mais rápidos e eficientes.

George Cayley é considerado o pai da aerodinâmica. Foi ele quem começou a estudar a atuação de forças do ar sobre os objetos.

As forças aerodinâmicas atuam sobre qualquer objeto que se desloca no ar, como aviões, barcos e automóveis. Além disso, os princípios da aerodinâmica também são utilizados para projetar e construir pontes e edifícios.

Os carros de fórmula 1 também são construídos com base em princípios da aerodinâmica para fazer com que o veículo tenha estabilidade e bom desempenho nas retas e nas curvas.

O Aerofólio é um equipamento que foi projetado com base na aerodinâmica para diminuir as turbulências do ar. Ele atua para proporcionar uma força vertical descendente capaz de segurar o carro no solo.

A aerodinâmica atende também à equação de Bernoulli, que fala da diferença de pressões do ar, e que foi responsável pela sustentação dos aviões no céu e dos carros no chão. No aviões, a pressão do ar que passa sobre as suas asas é menor do que a pressão do ar que passa por baixo da aeronave, por isso existe uma força de sustentação que vem de baixo para cima.

Veja Também

Cinemática

Energia geotérmica

Sonar

Raios-X

Força de Lorentz

Lei de Coulomb