Agreste

O agreste é uma região com vegetação e clima peculiares.

O agreste é uma faixa estreita de terra, paralela à costa do Oceano Atlântico. Saiba mais!

O agreste é uma região com vegetação e clima peculiares. Essa área fica entre a Zona da Mata e o Sertão, e está localizada em boa parte da região nordeste do Brasil.

O agreste é uma região semi-árida, encontrada no bioma da Caatinga. Ele é caracterizado por solos profundos, relevo variável, solos rasos, vegetação caducifólia, áreas úmidas, como brejos; e algumas áreas secas.

O agreste brasileiro se estende pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No agreste a precipitação de chuvas varia entre 300 e 1200 mm/ano.

Esse tipo de região está presente em quatro pólos principais, são eles: Campina Grande - Agreste Setentrional, Caruaru - Agreste Central, Arapiraca - Agreste Centro-Meridional e Feira de Santana - Agreste Meridional.

Na geografia, o agreste é entendido como uma faixa estreita, paralela à costa do Oceano Atlântico. O clima do agreste é mais úmido na região da Zona da Mata; e mais seco na região do Sertão.

Muitas famílias que vivem no agreste se dedicam ao cultivo de produtos agrícolas. Essas pessoas dependem do regime irregular de chuvas para garantir suas plantações.

Em algumas regiões, o agreste apresenta solo pedregoso, rios temporários e vegetação de mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas.

O agreste também é dividido em mesorregiões, como a Mesorregião do Agreste Potiguar, no Rio Grande do Norte; a Mesorregião do Agreste da Paraíba, a Mesorregião do Agreste de Pernambuco, a Mesorregião do Agreste de Alagoas e a Mesorregião do Agreste de Sergipe. Além disso, existe o Agreste Baiano, que não está agrupado em mesorregião.

Veja Também


Coordenadas Geográficas

Comidas típicas do sudeste

El Niño e La Niña

Sismologia

Terremotos

Tóquio