Agricultura

O processo de cultivo e técnicas de plantio de verduras, legumes, frutas entre outros podem ser chamados de agricultura.

A agricultura é processo de cultivo e técnicas utilizadas na produção de plantas, verduras, legumes, frutas, etc... O trabalhador responsável por este setor chama-se agricultor.

A agricultura se desenvolve em propriedades rurais, de acordo com o tipo de clima e solo que melhor responde as necessidades de cada produto agrícola. Para que a agricultura seja bem realizada foram criadas técnicas, que são estudadas em agronomia, e que têm como objetivo estabelecer padrões de qualidade para a produção agrícola.

Até pouco tempo, a agricultura não levava em consideração a proteção da vegetação nativa e não se preocupava com os danos causados ao meio ambiente pelo uso de pesticidas e agrotóxicos. Mas esse cenário está mudando e hoje muitos produtores optam pela chamada agricultura sustentável, que reduz o aquecimento global e a liberação de carbono na atmosfera.

Existem vários tipos de agricultura, entre elas: a agricultura intensiva, ou comercial, que visa o lucro por meio da produção; e a agricultura de subsistência, que é aquela em que o homem produz alimento para suprir as necessidades de sua própria família.

A agricultura é um importante setor econômico e está constantemente sob pressão por causa da demanda crescente de alimentos. E é justamente essa pressão que acaba levando os produtores a utilizarem técnicas irregulares e prejudiciais à natureza.

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em busca de uma agricultura ecologicamente correta, criou em 2010, o programa Agricultura de Baixo Carbono. O projeto tem o objetivo de conciliar a produção de alimentos e a redução dos gases causadores do efeito estufa.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Quais tipos de poluição existem?

Importância da água

Era Cenozóica

Comidas típicas do nordeste

Origem e Formação dos Continentes

Lixo (Problemas e Soluções)