Análise da obra Dom Casmurro

A obra completa de Machado de Assis está entre os clássicos da literatura brasileira.

Dom Casmurro é considerado leitura obrigatória dentro da literatura brasileira. Conheça esse clássico de Machado de Assis!

A obra completa de Machado de Assis está entre os clássicos da literatura brasileira. Um livro de destaque dentro da ampla produção literária de Assis é Dom Casmurro, publicado pela primeira vez em 1899.

Dom Casmurro é considerado uma obra espetacular em todos os detalhes, sendo alvo de estudos em muitas universidades do mundo. A obra apresenta uma espécie de crítica à sociedade brasileira, trazendo à tona algumas questões como desvio de caráter, traição, ciúmes e obsessão.

A narrativa do livro apresenta Capitu e Bentinho numa trama que deixa a seguinte dúvida: teria Capitu traído o marido Bento Santiago? Ou tudo não passava de uma alucinação criada por um ciúme doentio?

Com essa narrativa, Machado de Assis conseguiu criar uma das principais personagens femininas da literatura brasileira. Capitu é analisada, até hoje, por grandes especialistas em literatura.

O romance deixa várias interpretações possíveis para o leitor ao apresentar a história de um homem rico que se apaixona por uma moça pobre, se casa com ela e depois desconfia de que está sendo traído pela esposa e seu melhor amigo.

Nesse romance, o personagem principal, Bento Santiago, é o narrador. A narrativa é feita em primeira pessoa e apresenta as lembranças do personagem desde os tempos da infância.

O tempo da narrativa não é cronológico, mas sim psicológico, pois apresenta as lembranças mais fortes e importantes para o narrador. Vale ressaltar, que as experiências relatadas por Bentinho são aquelas que mais marcaram sua subjetividade.

Dom Casmurro tem personagens bem característicos da segunda metade do século XIX, e aborda grandes tabus da época.

Dom Casmurro apresenta um tom de amargura e solidão. A história deixa a dúvida sobre o adultério de Capitu e intriga até os leitores mais experientes.

A obra é considerada Realista e é leitura fundamental dentro das obras da literatura brasileira. O livro ganhou adaptações para o cinema, para o teatro e para a televisão.

Veja Também


Literatura de Catequese

Textos Épicos

Concretismo

Rima

O Realismo no Brasil

Classicismo