Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, foi uma grande heroína da história do Brasil.

Ana Garibaldi foi uma grande heroína brasileira. Ela lutou na Revolução Farroupilha e na Batalha dos Curitibanos. Saiba mais!

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, foi uma grande heroína da história do Brasil. Ela nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821.

Anita era de família portuguesa, filha de Maria Antônia de Jesus e Bento da Silva. Seu pai tinha um pequeno comércio na região de Lages.

A vida de Anita Garibaldi começou a mudar quando ela conheceu o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, por quem se apaixonou. A trajetória de Anita Garibaldi lhe rendeu o título de "Heroína dos Dois Mundos", por ter participado de batalhas no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi.

Anita lutou na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Ela sempre se destacou por sua coragem.

Anita Garibaldi conheceu Giuseppe Garibaldi em 1835, durante a Guerra dos Farrapos. Os dois se casaram, e Anita acabou engravidando.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Ela estava grávida de seu primeiro filho, e conseguiu fugir a cavalo para a cidade de Vacaria.

No dia 16 de setembro de 1840, Anita dá à luz um menino, chamado de Domênico Menotti. Anita e Giuseppe ainda tiveram mais dois filhos, Teresita e Ricciott.

Em 1842, os dois guerrilheiros se casaram oficialmente na paróquia de San Bernardino. Em 1847, Anita, seu marido e os três filhos viajaram para a Itália.

Giuseppe ficou em Roma para lutar pela independência do seu país, e Anita e seus filhos viajaram para a cidade de Nice, na França.

Em 1849, Garibaldi e Anita se juntaram aos combates em Roma. Nessa época, Anita contraiu febre tifoide e não resistiu à doença.

Anita Garibaldi morreu no dia 04 de agosto de 1849. Seu corpo está enterrado na colina de Gianicolo, em Roma.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Di Cavalcanti

Guy Fawkes

Dom Pedro I

Maquiavel

Aleijadinho

Santos Dumont