Aparelho urogenital

Esse aparelho abrange os órgãos formadores e eliminadores da urina e os órgãos genitais.

O aparelho Urogenital é formado por órgãos responsáveis pela excreção e reprodução do ser humano. Esse aparelho abrange os órgãos formadores e eliminadores da urina e os órgãos genitais.

De uma maneira geral, o aparelho urogenital apresenta: dois rins, dois ureteres, bexiga, uretra, pênis, testículos, epidídimo, próstata, escroto, cordão espermático, vesículas seminais, vulva, vagina, útero, trompas e ovários. Como podemos perceber o aparelho é diferente no homem e na mulher, respeitando a anatomia de cada um.

A excreção acontece por meio de órgãos altamente especializados, como os rins, que estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral e atuam como um filtro.

A formação da urina começa com a ultrafiltração passiva de um líquido equivalente ao plasma sanguíneo sem proteínas, processo que ocorre no glomérulo. Esse líquido passa pelo túbulo contorcido. Nesse processo, as substâncias importantes para o organismo, como aminoácidos, glicose e água são absorvidas e a urina é eliminada.

A uretra é o último segmento das vias urinárias, por onde o homem excreta urina e esperma, e a mulher excreta apenas urina.

No caso dos órgãos reprodutores, o homem conta com órgãos genitais internos, externos e glândulas anexas. Os órgãos genitais internos são os testículos, as vias espermáticas e a vesícula seminal. As glândulas anexas são a próstata e a glândula de Cowper. O órgão externo é o pênis.

Em relação às mulheres, temos órgãos genitais internos e externos. Os internos são ovário, trompa de falópio, útero e vagina. Entre os externos temos a vulva, os lábios maiores, os lábios menores, o clitóris e o orifício vaginal.

Veja Também

Sentido do tato

Animais Herbívoros

Alelos Múltiplos

Intestino

Cérebro

Menstruação