Aposentadoria no Brasil

O que vai acontecer com sua renda no futuro?

Um desafio para a Previdência Social e para os Brasileiros!

O que vai acontecer com sua renda no futuro? Talvez você esteja velho demais para o mercado de trabalho no futuro ou todo seu esforço ainda quando jovem, não foi o suficiente para ter uma fonte de renda em uma idade avançada. A aposentadoria deveria garantir ao trabalhador uma velhice tranquila.

Mas infelizmente a aposentadoria está preocupando, e muito, os brasileiros. De 2009 para cá, a população brasileira tende a aumentar muito, o reflexo disso é basicamente na previdência. A soma é muito simples, quanto mais aposentados, maior deveria ser a receita da previdência.

O objetivo da previdência é garantir recursos financeiros para a população que deixou o mercado de trabalho por diversos motivos, o principal é a idade.

A aposentadoria é um direito assegurado pela constituição, todo trabalhador registrado na carteira de trabalho que contribui com os impostos, tem direito a uma aposentadoria em uma certa idade ou tempo de contribuição (no caso de tempo de contribuição, existe ressalva para o fator previdenciário, que diminui uma porcentagem do total do salário do aposentado).

Nas últimas décadas a expectativa de vida do brasileiro, subiu para 74,9 anos. Sendo um desafio para o Brasil controlar as contas do que se arrecada e o que se paga ao aposentado.

Em junho de 2015 o Congresso aprovou o mecanismo 85/95, uma soma da idade + tempo de contribuição, para mulheres 85 anos e 95 para os homens. E a expectativa é que esse mecanismo aumente gradativamente com o tempo, até chegar em 90/100 em 2022.

Essas mudanças causam grande impacto na população trabalhadora, o povo deverá trabalhar durante mais tempo e terá que contribui mais, para garantir algum dia, uma aposentadoria de pelo menos 1 salário mínimo.

Veja Também


Médicos Cubanos no Brasil

Condenados do Mensalão

Relação das Redes Sociais nos Protestos

Como fazer uma boa redação para o Enem 2013?

Programa Educa Mais Brasil 2018 – vagas inscrições e mais

Simulado ENEM