Arte Plumária

Atualmente a arte plumária se expandiu para toda a civilização e são vários os grupos que possuem estilo e técnica para praticá-la.

A arte plumária inclui a confecção de colares, pulseiras e coroas.

A arte plumária é conhecida como a técnica de se fazer objetos com penas, plumas e plumagem. Esses objetos podem ser usados para enfeites pessoais como colares, pulseiras, coroas, e também como material para mobília doméstica. Historicamente, ela é vinculada às tribos indígenas.

Atualmente a arte plumária se expandiu para toda a civilização e são vários os grupos que possuem estilo e técnica para praticá-la. Como toda arte, a preocupação é garantir perfeição nos objetos. A arte plumária é bastante colorida e com significados secretos, sendo capaz de identificá-los somente pessoas do mesmo grupo.

Tradicionalmente, as peças são produzidas pelos homens. São eles que fazem a coleta e o tingimento do material. As penas são extraídas das asas e da calda dos pássaros. As plumas são retiradas das costas e no peito das aves. Já a plumagem é encontrada no pescoço. A matéria-prima pode ser retirada de aves de todos os tamanhos. Os objetos artísticos também podem ser grandes ou pequenos.

Veja Também


Arquitetura

Teatro Oriental

Arte do Egito

Música

Cubismo

Realismo