Arte Romana

A arte Romana antiga foi influênciada principalmente pela cultura e crenças dos gregos.

A arte praticada na Roma antiga foi influenciada pela cultura e crença dos gregos. A manifestação cultural prosperou entre os séculos VIII a.C e IV d.C. Para evidenciar a proximidade entre o modelo de arte dos gregos e romanos, basta perceber a similaridade entre as duas mitologias. 

O principal pilar da arte romana foi a arquitetura. As edificações eram grandiosas e usavam colunas e falsos arcos para decoração. As construções tinham base circular. As muralhas e as entradas para as edificações demonstram o poder exercido pelos romanos e a grandeza do império.

A arquitetura romana se preocupou com a funcionalidade das suas construções e também em harmonizar a praticidade com beleza. Quando olhamos a arquitetura romana em teatros, templos religiosos, palácios e pontes, vemos a ligação do belo e do funcional.

Estátuas e retratos compuseram a escultura romana. Muitas obras tinham características fúnebres. A busca da reprodução da realidade era o princípio dos escultores romanos. Esses artistas centravam seus trabalhos em mostrar os aspectos psicológicos do ser, assim evidenciando o caráter, a honra e o estilo do modelo.

O que sobrou da arte romana ainda pode ser admirado por apreciadores que visitam o continente europeu.

Veja Também

Intimismo

Dança

Arte renascentista

Orfismo – Movimento Artístico

Cubismo

Histograma fotográfico