As minorias

O conceito de minorias está associado aos conceitos de preconceito, discriminação e racismo.

Existem minorias que reivindicam independência territorial, religiosa e liberdade de expressão.

O conceito de minorias está associado aos conceitos de preconceito, discriminação e racismo. As chamadas minorias representam grupos de pessoas excluídas e marginalizadas de alguma forma pela sociedade.

As minorias também são entendidas como os pequenos grupos que tentam preservar sua cultura, hábitos e crenças, mesmo quando discriminadas e deixadas de lado pelo processo da globalização.

As minorias culturais, religiosas, raciais e socio-econômicas são grupos que, quase sempre, buscam a independência e a defesa de seus interesses.

Hoje, existem no mundo minorias que reivindicam independência territorial e religiosa, principalmente no Oriente Médio. E existem as minorias sociais, que vivem na exclusão e são amparadas por organizações e políticas públicas.

As minorias buscam dignidade e respeito. Isso pode ser visto em grupos como os homossexuais, os sem terra, os sem teto, as feministas e os povos indígenas.

No Brasil, a legislação ampara as minorias, classificando o preconceito e a discriminação como crimes. O governo também tem tentado ajudar esses grupos por meio de políticas afirmativas e programas assistenciais e educacionais.

Veja Também

Maiores religiões do mundo

Política internacional

Maiores sociólogos do mundo

Hooligans

Como funciona o teste de QI?

Como funciona o Impeachment?