Click EstudanteHistóriaAscensão e queda do Império Napoleônico

Ascensão e queda do Império Napoleônico

Autor: Click Estudante

Lido: 26691 vezes

Ascensão e queda do Império Napoleônico

Napoleão Bonaparte tornou-se imperador da França em 18 de maio de 1804, fortalecendo a nova nobreza francesa, formada por burgueses, generais e marechais.

O Império Napoleônico foi instaurado num momento em que a França necessitava de um líder salvador, alguém que pudesse manter a ordem das conquistas burguesas e restaurar a soberania popular.

A ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder aconteceu depois da Revolução Francesa. Napoleão era um militar de destaque e havia se tornado popular depois de participar das guerras da Itália (1796-1797) e do Egito (1798-1799).

Ele foi escolhido para liderar o golpe que depôs o Diretório francês, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado (1799-1802). Em 1804, ele passou a governar a França sob uma monarquia vitalícia.

Napoleão implantou reformas internas e alcançou êxitos em guerras. A constituição desse período dava a Napoleão poderes ilimitados.

Em 1802, ele assinou a Paz de Amiens, que colocou fim ao conflito europeu iniciado em 1792. No setor financeiro, ele criou um grupo encarregado de arrecadar impostos e fundou o Banco de França.

Dessa forma, a França encontrou sucesso nas empreitadas da política interna e externa. No entanto, o país sofria com um governo déspota, onde as Assembleias haviam sido suprimidas e o Tribunato e os Corpos Legislativos haviam perdido suas funções.

Em 1809, Napoleão passou a determinar os impostos cobrados, sem respeitar as liberdades individuais ou políticas. A liberdade de imprensa foi deixada de lado e até mesmo o ensino superior na Universidade Imperial foi censurado, com a alteração dos programas de História e Filosofia.

Com essas medidas autoritárias, o império napoleônico passou a desagradar à sociedade francesa. Apesar dos avanços que haviam sido feitos por Napoleão no campo da infraestrutura, como a abertura de canais, a reconstrução dos portos e a construção de estradas, a população da França estava ávida por mudanças.

Depois de vencer muitos conflitos, o império de Napoleão acabou surpreendido por um ataque realizado pela Prússia, a Áustria e a Rússia. Napoleão foi derrotado em Leipzig, em 1813, e a França acabou invadida, fato que levou ao restabelecimento da Monarquia.

Depois disso, Napoleão foi feito prisioneiro e transferido para a Ilha de Elba, de onde fugiu um ano depois, em março de 1815. Ele ainda conseguiu retomar o poder na França, reorganizando seu exército para a batalha de Waterloo, na Bélgica. Entretanto, ele foi novamente vencido e aprisionado pelos ingleses.

Depois de exilado na Ilha de Santa Helena, Napoleão Bonaparte faleceu, colocando fim ao império napoleônico. Depois disso, Luís XVIII foi restaurado rei da França.

Resumindo, a crise que levou o Império Napoleônico à queda foi resultado de uma conjugação da política de opressão econômica interna e das guerras dispendiosas que Napoleão comandava.

Comentários

Sugestões de Artigos

Ascensão e queda do Império Napoleônico
Ascensão e queda do Império Napoleônico

O Império Napoleônico foi instaurado num momento e...

USP lança curso online gratuito de ADM
USP lança curso online gratuito de ADM

O curso é um apanhado de todos assuntos relacionad...

Pintura
Pintura

Em toda a história a pintura é dividida em período...

A origem da humanidade
A origem da humanidade

Já foram discutidas várias teorias que tentam expl...

Sujeito
Sujeito

Sujeito Simples: possui apenas um núcleo exposto....

Ângulo
Ângulo

Nas aulas de geometria, é comum o uso do transferi...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

UFRGS
UFRGS

A UFRGS é a Universidade Federal do Rio Grande do ...

Ranking do Brasil na educação 2013
Ranking do Brasil na educação 2013

O ranking da educação mundial divulgado em 2013 tr...

Ecletismo Espiritualista
Ecletismo Espiritualista

Essa filosofia discutia a liberdade, a vontade, a ...

UFMA - Universidade Federal do Maranhão
UFMA - Universidade Federal do Maranhão

A UFMA - Universidade Federal do Maranhão, foi cri...

Politico deveria se formar e ser melhor qualificado!
Politico deveria se formar e ser melhor

Por que a saúde do Brasil é precária?...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |