Click EstudanteHistóriaAscensão e queda do Império Napoleônico

Ascensão e queda do Império Napoleônico

Autor: Click Estudante

Lido: 22556 vezes

Ascensão e queda do Império Napoleônico

Napoleão Bonaparte tornou-se imperador da França em 18 de maio de 1804, fortalecendo a nova nobreza francesa, formada por burgueses, generais e marechais.

O Império Napoleônico foi instaurado num momento em que a França necessitava de um líder salvador, alguém que pudesse manter a ordem das conquistas burguesas e restaurar a soberania popular.

A ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder aconteceu depois da Revolução Francesa. Napoleão era um militar de destaque e havia se tornado popular depois de participar das guerras da Itália (1796-1797) e do Egito (1798-1799).

Ele foi escolhido para liderar o golpe que depôs o Diretório francês, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado (1799-1802). Em 1804, ele passou a governar a França sob uma monarquia vitalícia.

Napoleão implantou reformas internas e alcançou êxitos em guerras. A constituição desse período dava a Napoleão poderes ilimitados.

Em 1802, ele assinou a Paz de Amiens, que colocou fim ao conflito europeu iniciado em 1792. No setor financeiro, ele criou um grupo encarregado de arrecadar impostos e fundou o Banco de França.

Dessa forma, a França encontrou sucesso nas empreitadas da política interna e externa. No entanto, o país sofria com um governo déspota, onde as Assembleias haviam sido suprimidas e o Tribunato e os Corpos Legislativos haviam perdido suas funções.

Em 1809, Napoleão passou a determinar os impostos cobrados, sem respeitar as liberdades individuais ou políticas. A liberdade de imprensa foi deixada de lado e até mesmo o ensino superior na Universidade Imperial foi censurado, com a alteração dos programas de História e Filosofia.

Com essas medidas autoritárias, o império napoleônico passou a desagradar à sociedade francesa. Apesar dos avanços que haviam sido feitos por Napoleão no campo da infraestrutura, como a abertura de canais, a reconstrução dos portos e a construção de estradas, a população da França estava ávida por mudanças.

Depois de vencer muitos conflitos, o império de Napoleão acabou surpreendido por um ataque realizado pela Prússia, a Áustria e a Rússia. Napoleão foi derrotado em Leipzig, em 1813, e a França acabou invadida, fato que levou ao restabelecimento da Monarquia.

Depois disso, Napoleão foi feito prisioneiro e transferido para a Ilha de Elba, de onde fugiu um ano depois, em março de 1815. Ele ainda conseguiu retomar o poder na França, reorganizando seu exército para a batalha de Waterloo, na Bélgica. Entretanto, ele foi novamente vencido e aprisionado pelos ingleses.

Depois de exilado na Ilha de Santa Helena, Napoleão Bonaparte faleceu, colocando fim ao império napoleônico. Depois disso, Luís XVIII foi restaurado rei da França.

Resumindo, a crise que levou o Império Napoleônico à queda foi resultado de uma conjugação da política de opressão econômica interna e das guerras dispendiosas que Napoleão comandava.

Comentários

Sugestões de Artigos

O Realismo no Brasil
O Realismo no Brasil

O Realismo foi um movimento literário que surgiu n...

Ascensão e queda do Império Napoleônico
Ascensão e queda do Império Napoleônico

O Império Napoleônico foi instaurado num momento e...

Ascensão social
Ascensão social

O conceito de ascensão social está relacionado ao ...

PEC 37
PEC 37

No Brasil, o Ministério Público é um órgão importa...

Como foi o governo Lula?
Como foi o governo Lula?

Os dois mandatos como presidente de Luiz Inácio Lu...

Imigração Brasileira
Imigração Brasileira

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são p...

Quais as consequências do Racismo?
Quais as consequências do Racismo?

O racismo, infelizmente, é um comportamento que es...

Origem da Língua Inglesa
Origem da Língua Inglesa

O inglês que conhecemos hoje sofreu muitas alteraç...

Periodos de chuvas no Brasil
Periodos de chuvas no Brasil

Essas estimativas de chuvas são importantes para p...

Arte Cristã Primitiva
Arte Cristã Primitiva

As religiões cristãs sempre contou com a arte para...

O que é Neoplasia Benigna e Maligna?
O que é Neoplasia Benigna e Maligna?

Popularmente o tumor é chamado de neoplasia....

História da Vacina
História da Vacina

Em 1805, Napoleão Bonaparte fez com que todos os s...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |