Ascensão social

O conceito de ascensão social está relacionado ao conceito de mobilidade social.

O conceito de ascensão social está relacionado ao conceito de mobilidade social. Podemos definir ascensão social como um fenômeno social, um processo no qual ocorre uma mudança de classes por meio de uma melhora das condições sócio-econômicas da população de um país.

Numa sociedade de classes, a ascensão social pode ser resultado do aumento dos índices de escolaridade, o que facilita o acesso ao mercado de trabalho. Ascender socialmente significa crescer numa escala social, melhorando as condições e a qualidade de vida.

Nesse processo acontece o aumento da renda do cidadão, o que o leva a mudar seu padrão de consumo.

A ascensão social só não é verificada em sociedades estratificadas ou comunistas, o que pode acontecer por condições econômicas ou imposições políticas.

A ascensão, enquanto fenômeno social, acontece muitas vezes por fatores externos, como incentivos governamentais, evolução da economia, políticas públicas, etc...

Hoje, a maioria dos governos busca oferecer as condições de mobilidade social para a população, incentivando o crédito, o emprego, a educação, o acesso a serviços e a capacidade de compra de bens duráveis.

Veja Também


Sociologia no Brasil

Maioridade Penal

Genocídio e Etnocídio

Sociologia do trabalho

Introdução ao Marxismo: Uma nova visão do mundo

Hooligans