Benito Mussolini

Político italiano e líder do partido Fascista, fundado no final da primeira guerra mundial.

Benito Mussolini (1883-1945) é considerado o principal símbolo do fascismo. Político italiano e líder do partido Fascista, fundado no final da primeira guerra mundial, foi também professor e jornalista.

Antes de liderar o partido Fascista, foi expulso do partido Socialista.

Em 1925 Mussolini se tornou Duce - Condutor supremo da Itália, após isso a Italia, teria se tornado um Estado Totalitário.

Nascido em Predappio, província de Forli, Itália no dia 29 de julho de 1833. Seus pais se chamavam Alessandro Mussolini (ferreiro) e Rosa Maltoni (professora primária).

Em 1902 foi para a Suiça, fugiu do serviço militar e foi expulso do país.

Mussolini foi um dos principais líderes da Itália na primeira guerra mundial, sua rápida ascensão foi decorrente dos seus ideais esquerdistas.

Na segunda guerra mundial, formou uma aliança com Hitler, no auge das conquistas militares alemãs. Derrotado na Grécia em 1940 e na África em 1941, teve sua liderança repudiada, foi destituído e preso, libertado pelos alemães, tentou ficar no poder no norte da Itália, já isolado e desmoralizado, foi preso por guerrilheiros italianos ao tentar fugir da Itália.

Mussolini e sua amante foi morto, fuzilado por guerrilheiro em Mezzegra, Itália no dia 28 de abril de 1945. Seus corpos foram expostos em praça pública de Loreto.

Veja Também


Carlos Drumond de Andrade

Leonardo da Vinci

Benito Mussolini

Vasco da Gama

Romero Britto

Martin Luther King