Click EstudanteQuímicaBioelementos

Bioelementos

Autor: Click Estudante

Lido: 1870 vezes

Bioelementos

Quando você começa a estudar química na escola, nem para pensar quantos elementos existem na tão temida e importante tabela periódica, ou seja, todos os elementos químicos existentes, então presentes no seu corpo, ou no corpo de qualquer outro ser vivo. Mas é claro, não tenha dúvidas que alguém já pensou nisso, e mais, deu o nome desses elementos de Bioelementos.

Os Bioelementos são todos aqueles elementos químicos que estão presentes no corpo de qualquer ser vivo existente, nem que seja em uma pequena fração de toda a sua constituição. Eles são aproximadamente trinta elementos, e são classificados em três gêneros, divididos da seguinte forma:

Bioelementos principais - Oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio, apenas esses quatro elementos são responsáveis por constituírem cerca de 95% da massa de todos os seres vivos.

Quase todo corpo animal existente é composto por esses quatro elementos, isso porque esses elementos podem fazer ligações químicas covalentes entre os átomos. Além, é claro, de se tratarem de compostos que se dissolvem em água, o que representa mais de 70% da superfície da Terra, e ainda é o principal elemento para a vida, já que ela proporciona as reações químicas necessárias para a existência de vida.

Bioelementos secundários - Cálcio, fósforo, cloro, potássio, enxofre, sódio e magnésio, já esses sete elementos são responsáveis por constituírem cerca de 4% da massa de todos os seres vivos. Eles são responsáveis por diversas funções variadas.

Oligoelementos - Já os demais elementos, como ferro, cobre, zinco, silício, iodo, magnésio flúor e outros, estão presentes em quantidades muitos menores, por isso eles compõe apenas 1% da massa de todos os seres vivos.

Mais comumente os Bioelementos ainda podem ser divididos entre dois grupos, o compostos orgânicos, que são todas as substâncias derivadas do carbono, e inorgânicos, que são a água e os saís minerais.

É importante ressaltar também a importância dos minerais para o corpo humano. Citando um exemplo, temos o Magnésio. O Magnésio é responsável por mais de 300 tipos de reações no organismo humano, sendo um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo. Uma das formas de obter magnésio é através da suplementação. Uma das opções é o Magnésio Dimalato, uma das formas mais biodisponíveis (mais fáceis do corpo absorver) de Magnésio. Outra opção para o corpo obter magnésio é a suplementação com Cloreto de Magnésio PA, que também é um suplemento em cápsulas.

Comentários

Sugestões de Artigos

Bioelementos
Bioelementos

Veja o que são os bioelementos e suas funções....

Formação de novas espécies
Formação de novas espécies

A formação de novas espécies acontece por processo...

Planeta Vênus
Planeta Vênus

Ele pode, inclusive, ficar visível a olho nu, semp...

O movimento iluminista
O movimento iluminista

Trata-se de um movimento filosófico, político, soc...

As minorias
As minorias

O conceito de minorias está associado aos conceito...

Sangue
Sangue

O sangue é um componente importante do sistema cir...

Tema e Título
Tema e Título

Numa redação temos dois elementos distintos, mas q...

Comidas típicas do nordeste
Comidas típicas do nordeste

A herança africana vem do uso de muito temperos, a...

Qual a maneira mais fácil de emagrecer?
Qual a maneira mais fácil de emagrecer?

Uma das maneiras seguras de se emagrecer é reeduca...

Análise da obra Quincas Borba
Análise da obra Quincas Borba

Quincas Borba é mais uma importante obra do grande...

Dilma Rousseff
Dilma Rousseff

Conheça a história de vida desse importante nome d...

Quais tipos de poluição existem?
Quais tipos de poluição existem?

É quase que impossível eliminar com todo tipo de p...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |