Click EstudanteQuímicaBioelementos

Bioelementos

Autor: Click Estudante

Lido: 2294 vezes

Bioelementos

Quando você começa a estudar química na escola, nem para pensar quantos elementos existem na tão temida e importante tabela periódica, ou seja, todos os elementos químicos existentes, então presentes no seu corpo, ou no corpo de qualquer outro ser vivo. Mas é claro, não tenha dúvidas que alguém já pensou nisso, e mais, deu o nome desses elementos de Bioelementos.

Os Bioelementos são todos aqueles elementos químicos que estão presentes no corpo de qualquer ser vivo existente, nem que seja em uma pequena fração de toda a sua constituição. Eles são aproximadamente trinta elementos, e são classificados em três gêneros, divididos da seguinte forma:

Bioelementos principais - Oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio, apenas esses quatro elementos são responsáveis por constituírem cerca de 95% da massa de todos os seres vivos.

Quase todo corpo animal existente é composto por esses quatro elementos, isso porque esses elementos podem fazer ligações químicas covalentes entre os átomos. Além, é claro, de se tratarem de compostos que se dissolvem em água, o que representa mais de 70% da superfície da Terra, e ainda é o principal elemento para a vida, já que ela proporciona as reações químicas necessárias para a existência de vida.

Bioelementos secundários - Cálcio, fósforo, cloro, potássio, enxofre, sódio e magnésio, já esses sete elementos são responsáveis por constituírem cerca de 4% da massa de todos os seres vivos. Eles são responsáveis por diversas funções variadas.

Oligoelementos - Já os demais elementos, como ferro, cobre, zinco, silício, iodo, magnésio flúor e outros, estão presentes em quantidades muitos menores, por isso eles compõe apenas 1% da massa de todos os seres vivos.

Mais comumente os Bioelementos ainda podem ser divididos entre dois grupos, o compostos orgânicos, que são todas as substâncias derivadas do carbono, e inorgânicos, que são a água e os saís minerais.

É importante ressaltar também a importância dos minerais para o corpo humano. Citando um exemplo, temos o Magnésio. O Magnésio é responsável por mais de 300 tipos de reações no organismo humano, sendo um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo. Uma das formas de obter magnésio é através da suplementação. Uma das opções é o Magnésio Dimalato, uma das formas mais biodisponíveis (mais fáceis do corpo absorver) de Magnésio. Outra opção para o corpo obter magnésio é a suplementação com Cloreto de Magnésio PA, que também é um suplemento em cápsulas.

Comentários

Sugestões de Artigos

Bioelementos
Bioelementos

Veja o que são os bioelementos e suas funções....

Trabalho infantil
Trabalho infantil

O trabalho infantil é crime, mas é a triste realid...

Aproximação do Irã com Ocidente em 2013
Aproximação do Irã com Ocidente em 2013

Nos últimos meses o mundo tem assistido com espera...

Resultado dos protestos pelo Brasil
Resultado dos protestos pelo Brasil

Em junho de 2013 milhares de pessoas foram às ruas...

Peste Negra
Peste Negra

Pobres, judeus, leprosos e estrangeiros eram acusa...

Planeta Vênus
Planeta Vênus

Ele pode, inclusive, ficar visível a olho nu, semp...

Imperialismo
Imperialismo

Imperialismo foi um movimento político que vigorou...

Paralelismo
Paralelismo

Essa figura de estilo é constituída da repetição s...

Astecas
Astecas

Os astecas falavam o idioma náuatle e se organizav...

Mata de araucária
Mata de araucária

Mata de Araucária, ou Floresta Ombrófila Mista, é ...

Pontos Cardeais e Colaterais
Pontos Cardeais e Colaterais

Os pontos cardeias do globo terrestre são: Norte (...

A história do carnaval
A história do carnaval

O carnaval é a festa mas popular no Brasil, sem du...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |