Biomassa

Biomassa é o nome dado à matéria orgânica que pode ser utilizada para gerar energia.

Biomassa é o nome dado à matéria orgânica que pode ser utilizada para gerar energia. A biomassa é produzida por substâncias vegetais, animais e por microorganismos.

Esse composto gera gases que podem ser empregados em usinas de geração de energia elétrica. Como combustível, a biomassa também pode ser utilizada em sua forma bruta, como plantas, lixo, madeira, resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários e excrementos de animais.

O uso da biomassa tem sido incentivado graças a sua característica de combustível produzido a partir de fontes renováveis.

A biomassa é produzida pela decomposição ou a queima de matéria orgânica. Esse tipo de recurso para geração de energia é bastante utilizado em países desenvolvidos.

No Brasil, a principal forma de biomassa vem da fermentação e da destilação da cana-de-açúcar, que dá origem ao etanol.

Outro ponto positivo da biomassa é que ela gera poucos poluentes, reduzindo os efeitos do aquecimento global, e apresenta baixo custo de produção.

A decomposição da biomassa libera CO2 na atmosfera, mas esse elemento é transformado em hidratos de carbono pela fotossíntese das plantas, agredindo menos o meio ambiente.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Comidas típicas do sul

Tóquio

Era Mesozóica

Carvão Mineral

Origem e Formação dos Continentes

Oceania