Braguinha

Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha, foi um músico brasileiro nascido no Rio de Janeiro.

Braguinha foi um grande compositor brasileiro de marchinhas de carnaval. Saiba mais!

Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha, foi um músico brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Braguinha se interessou pela música no tempo em que estudava no Colégio Batista.

Braguinha nasceu em 29 de março de 1907. Durante a adolescência, ele formou o grupo "Flor do Tempo", que também contava com Noel Rosa e outros importantes músicos brasileiros.

Braguinha se tornou um grande compositor e passou a se dedicar às marchinhas de carnaval. Ele passou a escrever sob o pseudônimo de João de Barro, nome escolhido por inspiração da faculdade de arquitetura.

Em 1934, João de Barro conheceu Alberto Ribeiro e Wallace Downey. Suas novas amizades o levaram a se tornar roteirista e assistente de direção em filmes da Cinédia.

Várias composições de Braguinha se tornaram parte de trilhas sonoras de filmes, como "Alô, Alô, Brasil" e "Estudantes", estrelados por Carmem Miranda. Braguinha também foi diretor artístico da gravadora Columbia.

As principais composições de João de Barro foram "Carinhoso" e "Sonhos Azuis". Entre as marchinhas de carnaval se destacam as "Pastorinhas", "Touradas em Madri", "Yes, nós temos bananas", "Anda Luzia", "Tem Gato na Tuba", "A mulata é a Tal" e "Chiquita Bacana".

Braguinha também trabalhou com dublagem de desenhos animados da Disney, e se dedicou à literatura infantil, adaptando e escrevendo histórias. João de Barro teve uma carreira bem sucedida na música.

Em 1984, ele foi homenageado pela Escola de Samba Mangueira, que desfilou com o enredo "Yes, nós temos Braguinha". Carlos Alberto Ferreira Braga morreu no dia 24 de dezembro de 2006, aos 99 anos de idade.

Veja Também


Marechal Deodoro da Fonseca

Santos Dumont

Vasco da Gama

Chiquinha Gonzaga

Dalai Lama

Tarsila do Amaral