Camada de Ozônio

A camada de ozônio serve para proteger o planeta Terra, é como uma capa que é composta por gas ozônio que filtra cerca de 95% dos raios ultravioletas B.

A camada de ozônio protege o nosso planeta. Ela é como uma capa composta por gás ozônio (O3), que filtra cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol. Sendo assim, a camada de ozônio protege a Terra contra os raios do Sol.

A camada é extremamente importante para a manutenção da vida na Terra. Sem ela, as plantas não teriam tanta capacidade de fotossíntese e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam de forma catastrófica.

Infelizmente, a Camada de Ozônio vem sofrendo com as ações do homem. O fenômeno conhecido como "buraco na camada de ozônio", torna a camada de proteção da Terra mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja o planeta.

Os problemas na Camada de Ozônio são causados, principalmente pelas emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, como os clorofluorcarbonos (CFCs).

Em 1987, 47 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal, que tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.

Veja Também


Importância da água

Tóquio

O que são cânions?

América

Planeta Urano

Anamorfoses Geográficas