Campo Magnético

O planeta Terra tem um campo magnético gigantesco, funcionando como um imã.

Uma região do espaço em que se manifesta o magnetismo é chamada de campo magnético. Ele funciona através de ações magnéticas. Apenas algumas substâncias existentes são influenciadas por esse campo de energia. O cobre, por exemplo, não possui propriedades magnéticas. Normalmente, materiais ferrosos sofrem forte influência magnética. Por isso as substâncias ou corpos que sofrem efeito magnético chamam-se ferromagnéticos.

Um exemplo de objeto com propriedades magnéticas é o ímã. Ele possui duas zonas distintas chamadas de pólos magnéticos, considerados como pólo sul e pólo norte. Ao aproximarmos os pólos de mesmo nome, um material repele o outro. Quando aproximamos os pólos de nomes diferentes, a força magnética promove a atração entre os corpos.

Uma das experiências mais comuns realizadas nas escolas para demonstrar a ação de um campo magnético é com limalha de ferro. Colocando-a sobre uma folha de papel e embaixo da folha um ímã, há movimentação da limalha atraída pelo campo magnético formado pelos dois corpos.

O próprio planeta Terra funciona como um ímã gigantesco. O planeta possui ao seu redor um campo magnético. O eixo que une os pólos norte e sul magnéticos não coincide com o eixo de rotação do planeta. A teoria mais antiga garantia a existência do campo magnético da Terra formado por grande quantidade de minerais de ferro magnetizados no interior do planeta. Depois de estudo mais aprofundado sabe-se que essa teoria não é verdadeira.

Nenhuma teoria consegue explicar completamente a razão do campo magnético da Terra, pois o ferro e o níquel estão em estado líquido. As teorias que se arriscam em explicar dizem que por causa da defasagem entre a parte interna líquida e o manto sólido inferior, gera uma corrente elétrica muito poderosa. Essa defasagem tem origem a partir da rotação terrestre e as correntes elétricas produzidas com isso fazem surgir o campo magnético.

Veja Também

Supercondutores

Teoria da Relatividade

Voltímetro

Aerodinâmica

Energia Elétrica

Teorema de Stevin