Câncer de próstata

O câncer de próstata atinge, sobretudo, homens acima dos 45 anos de idade.

A próstata é um órgão presente apenas nas pessoas de sexo masculino. É formada por tecido muscular e glandular. Sua localização é precisamente abaixo da bexiga (atrás do ânus) e envolve a porção inicial da uretra. Seu tamanho é reduzido, mais ou menos como uma pequena maçã.

A principal função da próstata é fabricar o líquido que viabiliza o transporte dos espermatozoides dos testículos até a uretra. Essa substância é eliminada durante a cópula, ou relação sexual. Sua ação é fundamental para garantir a qualidade dos espermatozoides até que cheguem ao útero da mulher para a fecundação.

O câncer de próstata atinge, sobretudo, homens acima dos 45 anos de idade. Os sintomas são aumento de tamanho da próstata, dificuldades para urinar ou para manter uma ereção, incontinência urinária, dor na região das costas e sangue na urina.

Esse tipo de câncer atinge as células da próstata e afeta o organismo como um todo. Vários fatores levam ao desenvolvimento dessa doença, entre eles genética, contato com chumbo, cádmio, cromo, borracha e outras substâncias químicas, uso de anabolizantes e dieta rica em gordura animal.

Para prevenir o câncer de próstata, os pacientes com mais de 45 anos devem se submeter ao exame de toque. Somente assim um diagnóstico precoce pode ser alcançado, aumento muito a possibilidade de cura.

Veja Também

Insulina

Saúde no Brasil

Biodiversidade

Fagocitose

Filogenia

Efeito Placebo