Células tronco contra doenças cardíacas

A comprovação da eficácia dessas técnicas deve sair nos próximos anos.

Um estudo da Universidade de Kentucky divulgou uma técnica que pode ajudar as pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca. Apenas nos Estados Unidos, 6 milhões de cidadãos apresentam o problema.

A solução encontrada pelos médicos cardiologistas do hospital da Universidade de Louisville consiste em retirar células-tronco do coração, copiá-las em laboratório, e injetá-las novamente no coração, já que as células-tronco cardíacas são capazes de se transformar em novas células e, com isso, recuperar os músculos cardíacos e os vasos sanguíneos.

Essa descoberta é um grande avanço para a cardiologia. No entanto, os médicos informam que as células não são capazes de curar a doença, mas apenas melhorar o funcionamento de um coração debilitado.

No Brasil, pesquisas importantes também têm sido realizadas com o intuito de utilizar células-tronco contra doenças cardíacas. Um estudo brasileiro já indicou que uma fração de células da medula é capaz de regenerar vasos sanguíneos do coração.

Experimentos foram realizados em ratos com sinais de infarto do miocárdio. O resultado obtido foi que a injeção destas células no músculo cardíaco melhorou o funcionamento do coração dos animais. Um benefício dessa técnica é que não há risco de rejeição.

O procedimento já foi realizado de forma experimental em pacientes com doenças cardíacas graves e os resultados também foram satisfatórios.

Outras pesquisas nesse sentido continuam em desenvolvimento, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. A comprovação da eficácia dessas técnicas deve sair nos próximos anos.

Veja Também

Como passar no concurso público?

O que é DNA?

Protozoários

Coagulação do Sangue

Miopia

Por que grávidas enjoam?

Fagocitose