Chikungunya

Não existe um tratamento para a doença, ela dura em torno de dez dias.

Uma das epidemias que tem causado grande preocupação entre os brasileiros é a febre chikungunya. No Brasil o primeiro caso surgiu em 2014, mas ela é uma velha conhecida em outros continentes. Conheça um pouco mais sobre a doença:

Sintomas


Além da febre alta (acima de 40 graus) é comum apresentar dor de cabeça, dores no corpo (musculares), apatia, cansaço, diarreia, vômitos, conjuntivite, dor de garganta e dor abdominal também. Os sintomas da febre chikungunya são bem parecidos com os da dengue, a maior diferença são as dores fortes nas articulações, pois o vírus ataca e inflama as articulações causando assim fortes dores, inchaço e vermelhidão local.

Transmissão


A chikungunya não é uma doença contagiosa e é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. Assim que ele pica alguém que está contaminado, durante sete dias ele carrega o vírus e pode transmitir para as pessoas que forem picadas. Esses mosquitos vivem em torno de 45 dias e se multiplicam depositando seus ovos na água e normalmente em locais quentes. A doença começa a se manifestar de 2 a 15 dias após a picada do mosquito.

Riscos


Apesar de ser uma doença que não apresenta muito risco de morte, se uma pessoa do grupo de risco (idosos, gestantes e crianças) for infectada o risco de morte passa a existir. O grande risco da febre chikungunya é o enfraquecimento do organismo que acaba abrindo as portas para novas doenças. Normalmente as pessoas apresentam meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, hepatite aguda, insuficiência renal aguda, surdez, lesão ocular, miocardite, pericardite e insuficiência respiratória após contraírem a febre.

Tratamento


Não existe um tratamento para a doença, ela dura em torno de dez dias, deve ser sempre acompanhada por um médico e somente podem ser utilizados dois ou três tipos de remédios para ajudar no combate da dor e da febre.

Veja Também


Risco de terrorismo no Brasil

Etanol e Biodiesel

Grupos econômicos mundiais

Como anda o aquecimento global?

Como terminar o Ensino Fundamental e Médio de Forma Gratuita?

Rede 4G no Brasil