Ciclo Hidrológico

A água é um importante recurso natural de nosso planeta e pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

O Ciclo Hidrológico é também chamado de Ciclo das Águas e refere-se ao percurso da água, desde a chuva até o encontro com os oceanos, rios, lagos e lençóis subterrâneos. A água é um importante recurso natural de nosso planeta e pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

O ciclo da água na Terra tem relação direta com o calor emitido pelo Sol, importante agente das mudanças físicas desse recurso. Por exemplo, a chuva é resultado da evaporação causada pelo calor do Sol.

Quando a chuva cai, parte da água se infiltra no solo e nas rochas. No caso de regiões frias, essa agua se transforma em gelo.

Outra parte da água da chuva é absorvida pelas raízes das árvores e volta à atmosfera pela transpiração ou evaporação.

No ciclo hidrológico, a água está em constante renovação, passando por seus diversos estados físicos e desempenhando importante papel na manutenção da vida na Terra.

Esse processo que começa com a formação das gotículas de chuva nas nuvens, passa pela precipitação, abastece rios, mares, lagos e lençóis freáticos, congela e também forma a neve, é um ciclo perfeito, mas que hoje é prejudicado pela ação do homem.

O ciclo da água acontece de maneira natural há milhares de anos. Assim, é preciso consciência do homem para garantir a manutenção desse processo.

Os principais problemas que afetam e mudam o ciclo hidrológico estão relacionados à construção de barragens, usinas hidrelétricas e a poluição das fontes de água.

É preciso que lembremos que apenas 3% de toda a água do planeta está disponível para o consumo humano e que esse recurso natural é finito.

Veja Também

Planeta Vênus

Origem e Formação dos Continentes

São Paulo

Tóquio

Importância do Petróleo

Deriva Continental