Cientologia

A cientologia é uma religião que tem chamado a atenção por suas particularidades, mistérios, segredos e também pelo grande número de famosos que tem aderido a essa fé.

Os adeptos da cientologia acreditam que, um dia, dominarão a Terra.

A cientologia é uma religião que tem chamado a atenção por suas particularidades, mistérios, segredos e também pelo grande número de famosos que tem aderido a essa fé. As crenças da cientologia foram descritas por um escritor de ficção científica no ano de 1955.

Os pensamentos de L. Ron Hubbard ganharam seguidores e, atualmente, a religião conta com milhões de adeptos pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos.

A Igreja da Cientologia prega uma fé baseada na psicoterapia, elementos religiosos do hinduísmo, do budismo e do cristianismo. Para os seguidores dessa religião, a imortalidade é uma verdade e os seres humanos estão num processo de evolução para, um dia, alcançarem o estado de iluminação.

A cientologia também prega a reencarnação e o processo científico para atingir o autoconhecimento. Ao entrar para a cientologia, os seguidores devem passar por uma série de entrevistas, exames e testes com detectores de mentiras. Todas essas informações são armazenadas.

Apesar dos segredos que rondam essa religião, existem alguns livros que tentam explicar a fé da cientologia. Entre eles, temos o “Dianética: a moderna ciência da saúde mental”, o "Dianética: A Evolução da Ciência" e a "Ciência da Sobrevivência", escritos por L. Ron Hubbard.

Hoje, atores famosos como Tom Cruise, John Travolta, Jason Lee e Priscilla Presley são destaques na imprensa internacional por serem adeptos da cientologia. Em meio a muitas especulações, a mídia revelou, inclusive, que os casamentos de Tom Cruise com Nicole Kidman, e depois com Kate Holmes, teriam acabado por causa do rigor da cientologia.

A religião é considerada polêmica por pregar que, no futuro, seus adeptos dominarão a Terra. Algumas pessoas afirmam que a cientologia apresenta um fanatismo religioso que a caracteriza como uma seita.

Estima-se que a religião tenha 5 milhões de seguidores no mundo todo. Segundo a filosofia, o homem é feito de Thetan - espírito puro, onisciente e imortal; corpo, que é apenas um componente do ser humano; e mente, que é meio de comunicação do Thetan com o ambiente.

A igreja realiza rituais de purificação que utilizam técnicas da psicanálise e ainda prega coisas curiosas, como a proibição do uso de analgésicos, medicamentos que podem inibir as habilidades do Thetan.

A religião ainda proíbe que as mulheres tenham seus filhos em hospitais, e incentiva seus adeptos a enganarem, processarem e destruírem seus inimigos. A filosofia também permite abusos e crimes contra todos que representam uma ameaça à igreja.

Veja Também

A luta de classes

Moralidade

Antropomorfismo

O que é felicidade?

Pragmatismo

Materialismo