Cinema

O cinematógrafo era um aparelho inspirado na engrenagem de uma máquina de costura, que registrava a impressão de movimento.

O cinema é considerado a sétima arte. Seu marco inicial aconteceu 1895 com a invenção dos Irmãos Lumiére, reconhecidos historicamente como fundadores do cinema.

Foram eles que criaram o cinematógrafo, aparelho inspirado na engrenagem de uma máquina de costura, que registrava a impressão de movimento, ou seja, tirava fotos sequenciais que transmitiam a ilusão de movimento e que eram projetadas para o público.

A palavra cinema vem do grego, κίνημα, que significa movimento. Essa arte é classificada como a técnica de registrar e reproduzir imagens com impressão de movimento.

A produção cinematográfica de um país, geralmente, reflete culturas e realidades vivenciadas. O cinema é considerado uma importante forma de arte, entretenimento e educação.

O cinema é composto por elementos visuais, com poder de comunicação universal.

O cinema passou por vários segmentos, como o cinema mudo, o cinema com som, o preto e branco, e, mais recentemente, as grandes produções de Hollywood. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os Estados Unidos não são os principais produtores de filmes. A maior indústria cinematográfica do mundo está localizada na Índia.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Dicas de como ser criativo nos mobiliários corporativos

Arte surrealista

Simbolismo

Arte Abstrata

Arte do Egito

Arte Plumária