Cinemática

Na física, estudamos todos os aspectos que envolvem a mecânica.

A cinemática é a área da física que estuda o movimento dos corpos. Saiba mais!

Na física, estudamos todos os aspectos que envolvem a mecânica. Um desses aspectos é o movimento dos corpos, e esse estudo é feito numa área chamada de Cinemática.

A cinemática descreve o movimento, determina a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo. Essa análise é feita em todos os instantes do deslocamento.

Nesse sentido, o tempo é uma variável muito importante, e até fundamental, para que qualquer movimento possa ser descrito. Todo corpo que se desloca é considerado um móvel e um ponto material, ou seja, é um corpo que apresenta dimensões que não interferem no movimento.

Na cinemática, estudamos os movimentos lineares e circulares. Podemos dizer que esse estudo pode ser feito sob a seguinte divisão: Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V)

As principais variáveis para a resolução de problemas de cinemática são: Deslocamento (ΔS), Velocidade ( V ), Tempo (Δt) e Aceleração ( a ).

Vamos entender os tipos de movimento:



Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) – É o movimento que não sofre variações. Ele não muda de direção, nem de velocidade. Para esse tipo de movimento, as grandezas são relacionadas da seguinte forma:

ΔS= V.Δt

(deslocamento é igual a velocidade vezes o tempo)

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V) – Esse movimento apresenta a aceleração. Quanto maior ou menor for a aceleração, maior ou menor será a velocidade do deslocamento. No M.R.U.V. o deslocamento aumenta ou diminui conforme as variáveis. Nesse caso, as grandezas se relacionam assim:

ΔS= V₀.t + ½.a.t²

ou

V²= V₀² + 2.a.ΔS

Veja Também

Como passar no concurso público?

Teoria da Relatividade

Campo Gravitacional

Surgimento da bomba atômica

Elétron

Lei de Coulomb

Voltímetro