Colonização

Colonização é o nome dado ao processo de ocupação territorial que aconteceu desde a pré-história.

Colonização é o nome dado ao processo de ocupação territorial que aconteceu desde a pré-história no mundo todo. O colonialismo foi tendência em várias nações, mas a forma mais abrangente foi ocasionada por países europeus.

Os europeus ocuparam as Américas, a Austrália e grande parte da África, do século XV até o início do século XIX.

A expansão começou no século XV durante as grandes navegações. As colônias podiam ser de exploração ou de povoamento.

Esse processo de povoamento era financiado pelo governo ou pela monarquia. Países como Brasil, Estados Unidos e Austrália foram colonizados, com finalidades diversas.

Durante a colonização, os nativos eram explorados e os colonizadores passavam a retirar riquezas e produtos das terras, como ouro, madeira, frutas, entre outros recursos. A prática do escambo, ou troca, também era frequente.

As colônias eram ocupadas por imigrantes que passavam a viver e produzir no local. As colônias de povoamento tinham o objetivo de construir uma nova sociedade, semelhante a do país de origem. Esse tipo de colonização aconteceu nos Estados Unidos e no Canadá.

Já as colônias de exploração tinham como objetivo fornecer produtos agrícolas e minérios para os mercados estrangeiros, como aconteceu no Brasil.

A colonização foi um processo estimulado pelo mercantilismo e deu origem aos impérios coloniais de Portugal, Espanha, França, Países Baixos e Reino Unido.

Veja Também


A história do carnaval

Nazismo e Fascismo

A ditadura militar no Brasil

Ciclo do Gado

A crise do absolutismo inglês

China Pós-Mao