Click EstudanteGeografiaComidas típicas do nordeste

Comidas típicas do nordeste

Autor: Click Estudante

Lido: 36929 vezes

Comidas típicas do nordeste

A região nordeste é muito conhecida por suas paisagens maravilhosas e seu calor intenso, mas outro ponto crucial e muito marcante da região é a culinária. As comidas nordestinas são normalmente pratos africanos adaptados para a região. Frutas, tubérculos de época e muita pimenta caracterizam a gastronomia.

Fazem parte da região nordestina os estados: Sergipe (SE), Ceará (CE), Paraíba (PB), Alagoas (AL), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Maranhão (MA), Bahia (BA) e Piauí (PI).

A comida típica desses estados estão presentes em todos os outros estados do Brasil, a história do Brasil mostra que sua pluralização fez com que os povos migrassem de um lado para o outro, fazendo com que as comidas típicas fossem levadas e aderidas nas mais diversas cidades.

A herança africana vem do uso de muito temperos, azeite de dendê, leite coco e o uso do feijão. Na época da escravidão, os portugueses usavam seus próprios ingredientes e o resto ficava para os escravos que faziam “mágica” e acabaram criando os pratos típicos dessa região.

Outro costume que vem de outras épocas é a carne-de-sol, que é a carne mantida no sal que pode ser facilmente armazenada em locais com temperaturas elevadas e sem ser refrigerada.

Em alguns estados por conta de suas lindas praias, os peixes, mariscos e frutos do mar são abundantes e estão sempre presentes na gastronomia. Já nos estados que sofrem com a seca é mais comum encontrar pratos derivados de bovinos, caprinos e suínos que sempre recebem o toque da mandioca (macaxeira).

As comidas mais tradicionais da região nordeste são: Tapioca, Acarajé, Vatapá, Moqueca de peixe, ostra, camarão, Buchada de Bode, Baião de Dois, Macaxeira, Mariscos e Moluscos, Lagosta, Fritada de siri, Paçoca Salgada, Caruru, Carne-de-sol, Queijo Coalho, Mungunzá, Angu e Cuscuz de Milho.

Alguns pratos dessa região foram adaptados para outros paladares como a tapioca e o cuscuz, que são facilmente encontrados em todas as regiões brasileiras. Já para os paladares que preferem a comida original, não é preciso se deslocar até o nordeste, pois várias cidades contam com os centros de tradições nordestinas e casas do norte.

Comentários

Sugestões de Artigos

Comidas típicas do nordeste
Comidas típicas do nordeste

A herança africana vem do uso de muito temperos, a...

Wolfgang Amadeus Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart

Aos 25 anos, Mozart, em Viena, iniciou sua carreir...

Guerra Fria
Guerra Fria

Os principais países do mundo na época, ameaçavam ...

O que são opções binárias e por que devo investir?
O que são opções binárias e por que devo

Opções Binárias são ferramentas utilizadas nas áre...

O que é sismologia?
O que é sismologia?

A sismologia é o estudo acerca dos abalos ou ondas...

Estanho
Estanho

Estanho é um elemento químico com o número atômico...

Peróxidos
Peróxidos

Na química, estudamos os Peróxidos, tipos de compo...

Era Paleozóica
Era Paleozóica

Na Era Paleozóica, de 290 a 248 milhões de anos at...

União Gay
União Gay

A união gay trata-se do direito dos casais homesse...

Esquisofrenia
Esquisofrenia

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica consider...

A Cabanagem
A Cabanagem

A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu ...

Aparelho urogenital
Aparelho urogenital

Esse aparelho abrange os órgãos formadores e elimi...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |