Comidas típicas do norte

Como a região norte possui uma rica bacia hidrográfica, repleta de rios, lagos e ribeirões, o peixe é a principal fonte de proteína.

A região norte, além de abrigar nosso (pulmão) a Floresta Amazônica, ainda possui uma diversidade culinária muito saborosa e marcante, boa parte dela é derivada da forte herança indígena, os ingredientes que predominam são: milho, mandioca, farinha de água, farinha seca, farinha de peixe, guaraná em pó, açaí, cupuaçu, castanhas e vários tipos de peixes.

Os estados da região norte são: Amazonas (AM), Acre (AC), Amapá (AP), Roraima (RR), Rondônia (RO), Pará (PA) e Tocantins (TO).

Os pratos que marcam a culinária do norte são: Caldeirada de Tucunaré, Maniçoba, Doce de Cupuaçu, Pato ao tucupi, Peixada de Tucunaré, Tacacá, Pescada Paraense, Mujica de peixe, Damorida, Bolo de macaxeira, Caruru, Gurijuba, Maniçoba e Pirarucu de Casaca.

Como a região norte possui uma rica bacia hidrográfica, repleta de rios, lagos e ribeirões, o peixe é a principal fonte de proteína. Além de ser considerada uma carne saborosa, saudável e nutritiva, já que maior parte das gorduras dos peixes é insaturada e dependendo da espécie de peixe, a gordura pode representar somente 1% do peso da carne.

Um dos principais e mais conhecido prato dessa região é o Pato no Tucupi, feito com carne de pato, jambu e tucupi. O tucupi é um perigoso ingrediente extraído da mandioca brava, ele contém cianeto e por isso precisa ficar de molho por dias, em caso de consumo sem preparo ele pode provocar o konzo, doença que paralisa as pernas e joelhos. Por isso todos os ingredientes devem ser frescos, devem ficar na geladeira, para não estragar, não cozinhe com alimentos passados.

Por ser uma região rica em frutas e raízes, ela encanta os chefs de cozinha que exploram os sabores e aromes de seus ingredientes, por isso o cupuaçu, açaí, taperebá e as castanhas são famosos mundo afora. Certamente o fruto que mais representa o norte é o guaraná, que começou sendo cultivado por índios e hoje virou ingrediente chave para refrigerantes e refrescos exportados para o mundo todo.

Veja Também


Era Mesozóica

Globalização

Era Paleozóica

Lixo (Problemas e Soluções)

Ciclo Hidrológico

Oceania