Comidas típicas do sudeste

Veja qual é a culinária típica do sudeste.

Uma das regiões mais ricas em diversidade no Brasil, é a sudeste. Brasileiros e estrangeiros classificam que essa região possui a melhor culinária do nosso país, por seus grandes e renomados restaurantes e suas variedades. Nela podemos facilmente encontrar comidas de diversas partes do mundo, e em algumas cidades o consumo de comidas estrangeiras é maior que o de comidas regionais.

Toda essa versatilidade da região se deve ao grande número de imigrantes que residem nas grandes metrópoles do sudeste e também por costumes vindos dos colonizadores do Brasil.

Os estados que compõe a região sudeste são: Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e Espírito Santo (ES).

A culinária do Rio de Janeiro tem forte influência portuguesa. Seus principais pratos são: Feijoada, Aipim, Bacalhau, Caldo verde, Bolinho de aipim, Bolinho de Bacalhau, Feijão preto, Estrogonofe de carne, Camarão com chuchu, Filé à Oswaldo Aranha, Picadinho e Canjiquinha.

Em Minas Gerais a comida é considerada caseira “comida de Vó”, suas principais receitas são: Tutu de feijão, Frango com quiabo, Leitoa pururuca, Torresmo, Pão de queijo, Galinha ao molho pardo, Queijo minas (queijo branco), Arroz-de-suã, Angú de fubá de milho, Couve à mineira e Doce de leite.

O estado de São Paulo faz uma miscigenação de culturas, então conta com restaurantes de todos os tipos e comidas diversas. As mais tradicionais são: Pizza (Veio da Itália, foi adaptada para o gosto brasileiro e virou um vício dos paulistas), Afogado, Virado à paulista, Feijão tropeiro, Bauru (sanduíche), Cuscuz, Pão com mortadela, Curau, Galinha da Angola à paulista, Provolone à milanesa, Picadinho, Virado, Encapotado e Pamonha.

No Espírito Santo é muito comum o uso de frutos do mar, seus principais pratos são: Torta Capixaba, Moqueca capixaba (de peixe e de camarão), Muma de siri, Caranguejada, Pirão e Casquinha de siri.

Veja Também


Carvão Mineral

Ásia

Era Paleozóica

Planeta Urano

Rio de Janeiro

Vulcões