Como anda a cura da aids?

A cura para a AIDS tem sido uma das buscas mais incessantes da ciência nos últimos anos.

A ciência já sinaliza tratamentos, o desenvolvimento de vacinas e a epidemiologia do vírus.

A cura para a AIDS tem sido uma das buscas mais incessantes da ciência nos últimos anos. Um grande investimento em pesquisa foi feito nas últimas décadas e, hoje, já é possível acreditar que os pacientes portadores da doença podem ter esperança de cura.

Especialistas afirmam que ainda há um longo caminho pela frente até que consigamos controlar a epidemia de HIV no mundo, mas a ciência já sinaliza novos tratamentos, o desenvolvimento de vacinas e a epidemiologia do vírus.

O primeiro grande desafio dos pesquisadores é desenvolver uma vacina protetora. Depois disso, eles devem se dedicar a entender o mecanismo de degeneração e tentar descobrir como curar os doentes.

Na área de vacinas, os cientistas já têm resultados de diversos grupos de medicamentos experimentais que são fortes candidatos a combater a transmissão do HIV, mas ainda é preciso garantir que os indivíduos não serão infectados em razão da grande variação viral que a AIDS apresenta.

Outro ponto a ser definido é saber qual é a região do vírus e o tipo de resposta que consegue de fato gerar proteção.

Apesar dos avanços da ciência, hoje a única maneira de se ver livre da AIDS ainda é a proteção por meio do uso do preservativo em todas as relações sexuais. A prevenção é sempre o melhor remédio quando o assunto é AIDS.

Veja Também


Sistema digestivo

Transpiração Vegetal

Embriologia

Por que grávidas enjoam?

Câncer de próstata

Animais Mamíferos