Como anda o aquecimento global?

O aquecimento global continua preocupando pesquisadores e cientistas no mundo todo.

Pesquisadores do IPCC afirmam que a Terra deve continuar esquentando nos próximos anos por causa da ação do homem. Saiba mais!

O aquecimento global continua preocupando pesquisadores e cientistas no mundo todo. Segundo o último relatório do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudança Climática, ligado à ONU, o mundo está esquentando cada vez mais por culpa do homem.

Pesquisas recentes indicam que a atmosfera terrestre está extremamente sensível ao aumento de dióxido de carbono emitido pelos homens. De acordo com o IPCC, a temperatura do planeta deve subir entre 0,3 e 4,8 graus Celsius no próximo século.

Os cientistas afirmam que o aquecimento global teve uma pausa na última década, mas que esse efeito é passageiro. Sendo assim, a Terra deve voltar a esquentar nos próximos anos.

Para aumentar ainda mais a preocupação dos pesquisadores, o ano de 2013 já é o sétimo mais quente da história desde 1850. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em nove meses, a temperatura global na superfície da terra e dos oceanos ficou 0,48ºC acima do valor registrado entre 1961 e 1990.

É possível que o ano de 2013 fique entre os dez anos mais quentes da história, fato que aumenta a possibilidade de episódios climáticos extremos, como tufões, ciclones e tempestades.

Países como Austrália, Japão e Sudão registraram em 2013 as piores ondas de calor dos últimos tempos.

Veja Também


Ex alunos famosos da USP

Irã e a Bomba Nuclear

Faça seu teste de QI

Brasil e os Direitos Humanos

O que causou a nuvem tóxica em Santa Catarina?

O papel do Brasil no mundo