Click EstudanteAtualidadesComo escolher o melhor candidato político?

Como escolher o melhor candidato político?

Autor: Roselha Gondim dos Santos Pardo

Lido: 1942 vezes

Como escolher o melhor candidato político?

É comum, em época de eleições, que os meios de comunicação dediquem-se a publicar matérias sobre as mais variadas fórmulas que o eleitor deve usar na hora de decidir em quem votar. Todas as ideias são interessantes, algumas simples, outras nem tanto. Assim, aproveitando a oportunidade, elegemos alguns critérios que devem ser levados em conta para escolher um candidato.

Primeiramente, o eleitor deve identificar quais valores julga mais importantes e quais valores quer ver seu representante defender. Isso é importante porque, geralmente, escolhemos um candidato por afinidade, ou seja, aquele que tem valores iguais aos nossos.

Em teoria, não há nada de errado nessa escolha, aliás, é improvável, senão impossível, alguém votar em quem defende valores opostos aos seus. Contudo, o eleitor deve esforçar-se para escolher candidatos que tenham preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo.

Para saber o que o candidato pensa, o eleitor deve conhecer a carreira dele, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Se o discurso do candidato não condiz com sua atuação em outros momentos da vida, isso é um indício de que ele pode estar mentindo.

Em seguida, é preciso analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, é preciso ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. Promessas genéricas do tipo “vou criar milhares de empregos” são muito fáceis de fazer e obviamente são inviáveis de cumprir.

Informação das mais importantes é saber quem são os financiadores do candidato, pois as pessoas e empresas que financiam as campanhas eleitorais têm interesses que nem sempre se coadunam com os interesses da coletividade.

Muito embora não dê para ter certeza de que o candidato mais preparado cumprirá suas promessas, mesmo que viáveis, é possível reconhecer e descartar o político falastrão e despreparado.

Para obter informações sobre os candidatos, devemos ficar atentos a notícias, jornais, revistas, propagandas eleitorais veiculadas no rádio e na televisão, pesquisas e debates entre os concorrentes. Dessa forma, é possível saber se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar suas propostas.

Todos os meios de veiculação de informação são válidos, contudo, atualmente, a melhor ferramenta para auxiliar o cidadão é a Internet, pois nada escapa à rede mundial de computadores. Nas páginas dos órgãos do Legislativo, da Justiça Eleitoral, de algumas ONGs ou simplesmente em sites de busca, é possível obter informações sobre os candidatos e políticos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Como escolher o melhor candidato político?
Como escolher o melhor candidato polític

Todas as ideias são interessantes, algumas simples...

Quem foi Maomé?
Quem foi Maomé?

Maomé foi considerado um profeta, líder religioso,...

Evolução da Matemática
Evolução da Matemática

Foram diversas transformações para que a matemátic...

Dadaísmo
Dadaísmo

Se iniciando em Zurique o Dadaísmo é um movimento ...

Monteiro Lobato
Monteiro Lobato

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da...

Fome mundial
Fome mundial

O problema da fome é de todo mundo, ajude quem pre...

São Paulo
São Paulo

São Paulo é a capital do estado de São Paulo no Br...

Chevrolet
Chevrolet

O primeiro Chevrolet foi o “Série C”, que já tinha...

Galileu Galilei
Galileu Galilei

Galileu Galilei foi responsável pelos estudos inic...

Cobre
Cobre

O Cobre é um elemento químico que é representado p...

Revolta da Chibata
Revolta da Chibata

Nesse período, os oficiais da marinha tinham que c...

Como foi o governo Lula?
Como foi o governo Lula?

Os dois mandatos como presidente de Luiz Inácio Lu...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |