Click EstudanteAtualidadesComo escolher o melhor candidato político?

Como escolher o melhor candidato político?

Autor: Roselha Gondim dos Santos Pardo

Lido: 2243 vezes

Como escolher o melhor candidato político?

É comum, em época de eleições, que os meios de comunicação dediquem-se a publicar matérias sobre as mais variadas fórmulas que o eleitor deve usar na hora de decidir em quem votar. Todas as ideias são interessantes, algumas simples, outras nem tanto. Assim, aproveitando a oportunidade, elegemos alguns critérios que devem ser levados em conta para escolher um candidato.

Primeiramente, o eleitor deve identificar quais valores julga mais importantes e quais valores quer ver seu representante defender. Isso é importante porque, geralmente, escolhemos um candidato por afinidade, ou seja, aquele que tem valores iguais aos nossos.

Em teoria, não há nada de errado nessa escolha, aliás, é improvável, senão impossível, alguém votar em quem defende valores opostos aos seus. Contudo, o eleitor deve esforçar-se para escolher candidatos que tenham preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo.

Para saber o que o candidato pensa, o eleitor deve conhecer a carreira dele, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Se o discurso do candidato não condiz com sua atuação em outros momentos da vida, isso é um indício de que ele pode estar mentindo.

Em seguida, é preciso analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, é preciso ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. Promessas genéricas do tipo “vou criar milhares de empregos” são muito fáceis de fazer e obviamente são inviáveis de cumprir.

Informação das mais importantes é saber quem são os financiadores do candidato, pois as pessoas e empresas que financiam as campanhas eleitorais têm interesses que nem sempre se coadunam com os interesses da coletividade.

Muito embora não dê para ter certeza de que o candidato mais preparado cumprirá suas promessas, mesmo que viáveis, é possível reconhecer e descartar o político falastrão e despreparado.

Para obter informações sobre os candidatos, devemos ficar atentos a notícias, jornais, revistas, propagandas eleitorais veiculadas no rádio e na televisão, pesquisas e debates entre os concorrentes. Dessa forma, é possível saber se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar suas propostas.

Todos os meios de veiculação de informação são válidos, contudo, atualmente, a melhor ferramenta para auxiliar o cidadão é a Internet, pois nada escapa à rede mundial de computadores. Nas páginas dos órgãos do Legislativo, da Justiça Eleitoral, de algumas ONGs ou simplesmente em sites de busca, é possível obter informações sobre os candidatos e políticos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Como escolher o melhor candidato político?
Como escolher o melhor candidato polític

Todas as ideias são interessantes, algumas simples...

O mundo antes da revolução industrial
O mundo antes da revolução industrial

Com o início da revolução industrial os trabalhado...

Floresta Amazônica
Floresta Amazônica

A Amazônia é uma floresta formada por árvores de g...

Eutanásia
Eutanásia

Em 2013, o Brasil se chocou com a notícia de que a...

Principais assuntos escolares de 2014
Principais assuntos escolares de 2014

Os estudantes terão muitos assuntos em pauta para ...

O fim da primeira guerra mundial
O fim da primeira guerra mundial

O fim da primeira guerra mundial tem relação com o...

A fome no mundo
A fome no mundo

O maior problema em qualquer páis sub-desenvolvido...

Origem da Copa do mundo
Origem da Copa do mundo

A Copa do Mundo de Futebol da Fifa, maior evento d...

Infraestrutura do Brasil para Copa do mundo
Infraestrutura do Brasil para Copa do mu

A infraestrutura necessária para a realização da C...

Nazismo e Fascismo
Nazismo e Fascismo

O Nazismo e o Fascismo foram regimes políticos com...

O Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil

No Brasil, o Romantismo surge a partir de 1836, im...

Isomeria
Isomeria

A palavra Isomeria vem do grego e significa “mesma...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |