Como fazer um bom resumo?

Aprenda a fazer um bom resumo para se dar bem na sala de aula.

Ao fazer algum resumo, logo pensamos em pequenas partes de um texto, na sala de aula, essa técnica quase sempre é a mais usada. Mas é o jeito errado de se fazer um resumo, um bom resumo não é fácil, é preciso assimilar o texto, entender do que se está falando, a partir daí relembrar dos fatos mais importantes.

Ler e reler o texto várias vezes se for preciso, é preciso entender profundamente o que o texto está falando, busque os conceitos mais importantes do texto e veja quais pontos são mais cruciais para ser citado, organize as ideias e principalmente escreva com suas palavras para seu texto não ter ligação com o texto principal.

Outra dica importante é ler o texto por parágrafos, para não se perder no meio do texto e acabar esquecendo do que se leu. Pode parecer difícil reduzir o texto em poucas linhas, mas se você assimilou bem o texto vai concerteza sintetizar as ideias principais.

Um bom resumo se resume em fazer uma boa leitura, dividir por parágrafos e reescrever com suas palavras as ideias principais do texto.

Veja Também


Estética de uma redação

Tema e Título

Descrição

5 maiores erros para a avaliação de uma redação

Procuração

Dicas para planejar uma Dissertação