Como fazer uma boa redação para o Enem 2013?

A prova do Enem é bastante rigorosa quando o assunto é redação.

A redação é um dos principais desafios do Enem. Saiba como escrever um bom texto!

A prova do Enem é bastante rigorosa quando o assunto é redação. O estudante precisa estar preparado para encarar esse desafio. Por isso, vamos apresentar aqui algumas dicas importantes para quem deseja fazer uma boa redação no Enem 2013.

Vale lembrar que, quem zera a redação do Enem não tem a prova corrigida. Em contrapartida, quem faz uma boa redação tem condições de alcançar uma média final melhor.

Em primeiro lugar, para fazer uma redação com qualidade o candidato precisa estar bem informado sobre os assuntos da atualidade. Para isso, o estudante precisa ler jornais e revistas e assistir telejornal para se atualizar. Diante dessas informações, o aluno precisa desenvolver uma consciência crítica.

Outra dica é ler muito. A leitura é o melhor hábito para adquirir vocabulário e melhorar a escrita.

A estrutura da redação exigida no Enem é argumentativa-dissertativa. Para treinar, é bom que o estudante faça alguns textos em casa para se familiarizar com o estilo. Segundo especialistas, o ideal é que o estudante faça uma média de três redações por semana antes da prova. Tente treinar utilizando temas do noticiário.

No dia da prova, o recomendado é que o candidato gaste, em média, uma hora com a redação. O ideal é que a redação seja feita antes da prova para que o estudante não fique muito cansado para escrever.

A linguagem no texto deve evitar gírias, se aproximar mais da linguagem formal, evitar palavras repetidas e evitar o gerúndio. Também é importante prestar atenção à concordância e a coesão do texto.

Os estudantes também devem se preocupar em apresentar uma letra legível e uma opinião formada sobre o tema proposto, sempre buscando o apoio em argumentos consistentes.

Em resumo, a redação do Enem precisa de: boa grafia, concordância gramatical, ortografia, acentuação, clareza, objetividade e argumentação. Lembre-se que o texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Boa sorte!

Veja Também

Como passar no concurso público?

O que é o Sisu?

Histórico do conflito entre Israelenses e Palestinos

Matricula Fácil 2019

Plebiscito sobre Reforma Política

Infraestrutura do Brasil para Olimpíadas

Resultado dos protestos pelo Brasil