Click EstudanteHistóriaComo foi o governo de Collor?

Como foi o governo de Collor?

Autor: Click Estudante

Lido: 3219 vezes

Como foi o governo de Collor?

O governo Collor levou o Brasil à recessão econômica e só causou insatisfação popular.

O governo de Fernando Collor de Melo foi controverso e muito polêmico. Exatamente um dia depois de ter assumido o poder, Collor anunciou várias medidas para reestruturar a economia nacional. No entanto, as determinações do recém-empossado presidente não agradaram à população.

As novas medidas econômicas, encomendadas por Collor à equipe que era encabeçada pela então ministra Zélia Cardoso de Mello, foram chamadas de Plano Brasil Novo, ou Plano Collor. A reforma incluia a extinção do cruzado novo e a volta do cruzeiro como moeda nacional, além do bloqueio, por dezoito meses, de todos os depósitos feitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem 50 mil cruzados novos.

As medidas também desagradaram por determinarem o congelamento de preços e salários e o fim de subsídios e incentivos fiscais.

Outra determinação polêmica de Collor foi a de acabar com vários órgãos do governo, como a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca. O presidente também anunciou, na época, a venda de vários imóveis, veículos e aviões que eram propriedades do governo.

Segundo Collor, seu plano econômico tinha como objetivos enxugar a máquina administrativa do Governo, acabar com a inflação e modernizar a economia do Brasil. Logo de início, os resultados dessa reforma econômica não foram positivos.

Ao contrário de seus objetivos, O Plano Collor I levou ao aumento da inflação. Em seguida, veio o Plano Collor II, que enfrentou ainda mais oposição popular e empresarial, e que também fracassou.

Já em seu primeiro ano como presidente do Brasil, Collor levou o país à recessão econômica. Em maio de 1991, a ministra Zélia Cardoso de Mello pediu demissão, levando a uma situação ainda pior.

O novo ministro, Marcílio Marques Moreira, também não conseguiu acabar com a inflação. Assim, o Governo Collor foi considerado um desastre para a economia do Brasil.

O presidente jovem, que havia sido eleito depois de trinta anos sem eleições diretas para Presidente no Brasil, acabou sendo uma grande decepção para os brasileiros. Se durante a eleição Collor contava com a simpatia da população, depois de seu governo ele passou a ser odiado.

Collor era jovem, bonito e defendia em seus discursos o fim do favorecimento aos chamados “marajás”, funcionários públicos com altos salários. No entanto, com o tempo, Collor mostrou-se apenas um playboy de classe alta que queria ser presidente.

Em suma, o governo Collor só causou desemprego e insatisfação popular. Com o tempo, várias denúncias de corrupção surgiram na administração Collor. O esquema PC Farias foi o caso mais conhecido, em que Paulo César Farias, ex-tesoureiro da campanha do presidente, foi acusado de tráfico de influência, lavagem e desvio de dinheiro.

O próprio irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, foi quem denunciou os esquemas de corrupção. A notícia gerou muita revolta contra o governo.

Uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, foi instaurada para investigar a participação de Collor em esquemas de corrupção. Nesse momento, o povo brasileiro foi às ruas para pedir o impeachment de Collor.

No dia 29 de setembro de 1992 a Câmara dos Deputados votou o impeachment e, com 441 votos a favor, Fernando Collor de Melo foi retirado da presidência da República.

Comentários

Sugestões de Artigos

Como foi o governo de Collor?
Como foi o governo de Collor?

O governo de Fernando Collor de Melo foi controver...

Crime organizado
Crime organizado

Esse tipo de organização criminosa demonstra efici...

Samuel Morse
Samuel Morse

Samuel Morse se formou em 1810 na universidade de ...

Ex alunos famosos da USP
Ex alunos famosos da USP

Veja uma seleção com ex-alunos ilustres....

Benito Mussolini
Benito Mussolini

Político italiano e líder do partido Fascista, fun...

Estilos literários
Estilos literários

A literatura escrita em português se iniciou obvia...

Imigração Ilegal
Imigração Ilegal

O imigrante ilegal, muitas vezes, busca uma melhor...

Voltímetro
Voltímetro

O voltímetro é usado para medir a diferença de ten...

Como anda a cura da aids?
Como anda a cura da aids?

A cura para a AIDS tem sido uma das buscas mais in...

Bioelementos
Bioelementos

Veja o que são os bioelementos e suas funções....

Bolsa de Valores
Bolsa de Valores

A bolsa atua como uma organizadora e gestora das a...

Os países envolvidos na segunda guerra mundial
Os países envolvidos na segunda guerra m

Os países do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Ja...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |