Click EstudanteHistóriaComo foi o governo de Collor?

Como foi o governo de Collor?

Autor: Click Estudante

Lido: 3291 vezes

Como foi o governo de Collor?

O governo Collor levou o Brasil à recessão econômica e só causou insatisfação popular.

O governo de Fernando Collor de Melo foi controverso e muito polêmico. Exatamente um dia depois de ter assumido o poder, Collor anunciou várias medidas para reestruturar a economia nacional. No entanto, as determinações do recém-empossado presidente não agradaram à população.

As novas medidas econômicas, encomendadas por Collor à equipe que era encabeçada pela então ministra Zélia Cardoso de Mello, foram chamadas de Plano Brasil Novo, ou Plano Collor. A reforma incluia a extinção do cruzado novo e a volta do cruzeiro como moeda nacional, além do bloqueio, por dezoito meses, de todos os depósitos feitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem 50 mil cruzados novos.

As medidas também desagradaram por determinarem o congelamento de preços e salários e o fim de subsídios e incentivos fiscais.

Outra determinação polêmica de Collor foi a de acabar com vários órgãos do governo, como a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca. O presidente também anunciou, na época, a venda de vários imóveis, veículos e aviões que eram propriedades do governo.

Segundo Collor, seu plano econômico tinha como objetivos enxugar a máquina administrativa do Governo, acabar com a inflação e modernizar a economia do Brasil. Logo de início, os resultados dessa reforma econômica não foram positivos.

Ao contrário de seus objetivos, O Plano Collor I levou ao aumento da inflação. Em seguida, veio o Plano Collor II, que enfrentou ainda mais oposição popular e empresarial, e que também fracassou.

Já em seu primeiro ano como presidente do Brasil, Collor levou o país à recessão econômica. Em maio de 1991, a ministra Zélia Cardoso de Mello pediu demissão, levando a uma situação ainda pior.

O novo ministro, Marcílio Marques Moreira, também não conseguiu acabar com a inflação. Assim, o Governo Collor foi considerado um desastre para a economia do Brasil.

O presidente jovem, que havia sido eleito depois de trinta anos sem eleições diretas para Presidente no Brasil, acabou sendo uma grande decepção para os brasileiros. Se durante a eleição Collor contava com a simpatia da população, depois de seu governo ele passou a ser odiado.

Collor era jovem, bonito e defendia em seus discursos o fim do favorecimento aos chamados “marajás”, funcionários públicos com altos salários. No entanto, com o tempo, Collor mostrou-se apenas um playboy de classe alta que queria ser presidente.

Em suma, o governo Collor só causou desemprego e insatisfação popular. Com o tempo, várias denúncias de corrupção surgiram na administração Collor. O esquema PC Farias foi o caso mais conhecido, em que Paulo César Farias, ex-tesoureiro da campanha do presidente, foi acusado de tráfico de influência, lavagem e desvio de dinheiro.

O próprio irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, foi quem denunciou os esquemas de corrupção. A notícia gerou muita revolta contra o governo.

Uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, foi instaurada para investigar a participação de Collor em esquemas de corrupção. Nesse momento, o povo brasileiro foi às ruas para pedir o impeachment de Collor.

No dia 29 de setembro de 1992 a Câmara dos Deputados votou o impeachment e, com 441 votos a favor, Fernando Collor de Melo foi retirado da presidência da República.

Comentários

Sugestões de Artigos

Como foi o governo de Collor?
Como foi o governo de Collor?

O governo de Fernando Collor de Melo foi controver...

Ritmo
Ritmo

O ritmo tem a função tão importante quanto na músi...

Ar Rarefeito
Ar Rarefeito

O ar rarefeito é encontrado normalmente em grandes...

Literatura de Cordel
Literatura de Cordel

A literatura de cordel é um gênero literário popul...

Caravaggio
Caravaggio

Considerado um dos principais pintores do Barroco....

Curiosidades sobre os Papas
Curiosidades sobre os Papas

No momento em que o Papa Bento XVI renunciou ao se...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

Reação de empuxo
Reação de empuxo

A reação de empuxo é vista em foguetes, que funcio...

Princípios Metafísicos
Princípios Metafísicos

Os princípios metafísicos seguem uma ordem univers...

Paralelismo
Paralelismo

Essa figura de estilo é constituída da repetição s...

Aposto
Aposto

O aposto é usado em uma oração e serve como acessó...

Cortina de Ferro
Cortina de Ferro

A Cortina de Ferro, estavam sobre o regime comunis...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |