Click EstudanteTecnologiaComo funciona o telefone?

Como funciona o telefone?

Autor: Click Estudante

Lido: 1160 vezes

Como funciona o telefone?

Não podemos começar a falar do funcionamento do telefone, sem ao menos mencionar o homem por trás deste indispensável e (hoje em dia) comum aparelho. Seu nome, Alexander Graham Bell, um escocês que, na verdade, ao descobrir que seu experimento poderia ser utilizado para falar a distância com outras pessoas, se dedicou completamente à ele. Isso quer dizer que, o telefone, como tantas outras maravilhas da invenção humana, nasceu por acidente. Em 1876 Graham Bell estava trabalhando em um aparelho para surdez, sua mãe era surda e, vendo as dificuldades, tentava criar algo que poderia revolucionar este campo.

Porém, o que Graham Bell acabou descobrindo, foi ainda mais revolucionário do que qualquer aparelho de surdez. Não estou desmerecendo os aparelhos de surdez e tão pouco fazendo pouco caso com os deficientes auditivos, mas, sejamos francos, existem muito mais aparelhos telefônicos do que pessoas com a deficiência em questão.

Atualmente, existe uma diversidade de comunicação. Hoje o telefone perdeu o seu posto como um dos maiores meios de comunicação, porém, não podemos desmerecer que ele foi um grande passo para tudo que vemos hoje em dia, não podemos esquecer que, até alguns anos atrás, a nossa conexão com a internet era feita através da tomada do telefone.


E falando na tomada do telefone... Antes de falarmos sobre a tomada que liga ao mundo exterior, vamos falar das partes importantes do aparelho. Podemos dividir o aparelho em quatro partes, são elas: auto-falante, microfone, gancho e tomada. Bom, acredito que todas as partes são auto explicativas e agora podemos dar continuidade. O telefone utiliza a propagação de ondas sonoras, ou seja, o que dizemos, se transformam em ondas que viajam pelo fio até o seu destino, e como a velocidade do som só é inferior a velocidade da luz. A distribuição e o destino das chamadas são organizados por intrincados e complexos sistemas que funcionam na central telefônica, ou seja, quando discamos um número, para o sistema é um código único, como uma assinatura digital.

Com os avanços da tecnologia, o sistema de telefonia melhorou muito em comparação com alguns anos atrás. O processo é conhecido como comutação, uma forma mais rápida de completar as ligações. Imagine hoje em dia, com a quantidade de aparelhos que temos instalados no Brasil, todo esse trabalho ser feito manualmente. Se você prestar atenção em alguns filmes e desenhos, em cenas com uso de telefone, dizem: Telefonista, por favor me ligue com o Beltrano”. Isso quer dizer que a conexão feita com Beltrano ainda é manual, ou seja, o atendente pega o cabo e conecta com o número solicitado.

Mas isso é algo que raramente é visto, ainda mais nos dias de hoje, que, até mesmo os telefones fixos estão sendo ultrapassados pelos avançados telefones celulares que, além de possuir a comodidade de funcionar em qualquer lugar do país, ainda oferecem um leque imenso de entretenimento, funcionalidade e, em um mundo que aprendeu a se conectar com tudo ao seu redor, por que não, poder ter ao alcance da mão em qualquer momento, o tão necessário acesso à rede mundial de computadores.

Os especialistas estimam que dentro de vinte anos, os telefones fixos serão finalmente vencidos pelos telefones móveis e, vai lá saber que outro tipo de comunicação teremos daqui a vinte anos com os avanços da tecnologia.

Comentários

Sugestões de Artigos

Como funciona o telefone?
Como funciona o telefone?

Não podemos começar a falar do funcionamento do te...

Xisto Betuminoso
Xisto Betuminoso

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso...

Intertextualidade
Intertextualidade

Intertextualidade significa que sempre que uma obr...

Números Irracionais
Números Irracionais

Números irracionais são formados por todos os núme...

Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci

Nascido em 1452 no vilarejo de Vinci, próximo à ci...

Inconfidência Mineira
Inconfidência Mineira

A inconfidência mineira foi um marco de luta pela ...

Jornalista
Jornalista

O jornalista é o profissional que ama a arte da es...

Quilombo de Vassouras
Quilombo de Vassouras

O quilombo de vassouras foi um importante local de...

Guerra dos Sipaios
Guerra dos Sipaios

A Guerra dos Sipaios aconteceu na Índia por motivo...

Quais as consequências do Racismo?
Quais as consequências do Racismo?

O racismo, infelizmente, é um comportamento que es...

Fagocitose
Fagocitose

A Fagocitose é um processo biológico pelo qual os ...

Principais placas tectônicas
Principais placas tectônicas

As Placas Tectônicas, também chamadas de Placas Li...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |