Click EstudanteQuímicaComo o petróleo e transformado em gasolina?

Como o petróleo e transformado em gasolina?

Autor: Click Estudante

Lido: 2893 vezes

Como o petróleo e transformado em gasolina?

A gasolina é extraída do petróleo e, para extrair esse produto essencial para os carros e todo meio de transporte que a utiliza como combustível, é preciso de petróleo bruto que é extraído de poços extraídos da terra e também, dos mares. Antigamente, as maiorias dos poços petrolíferos estavam nos Estados Unidos, contudo, atualmente, os maiores produtores e exportadores do produto se encontram no Oriente Médio.

O petróleo bruto, que é uma mistura de diversas substâncias, tais como: hidrocarbonetos. É levado para as refinarias com a ajuda de caminhões-tanque, navios petroleiros ou através dos oleodutos, onde passam por um processo de refinamento e tratamento, pois para quem não sabe, o petróleo pode ser encontrado em formas mais fluidas ou tão espessas quanto o piche.

Após o petróleo bruto ser entregue nas refinarias, começa o segundo processo, que é a extração da gasolina, para isso são necessárias grandes instalações industriais que são conhecidas como refinarias de petróleo. O processo utilizado para o refinamento é o seguinte: o petróleo bruto é aquecido em um tipo de coluna ou tubo gigantesco, conforme a temperatura vai elevando, as substâncias contidas no petróleo bruto vão se separando, as substâncias que integram a gasolina costumam ferver à 40 e 200 graus Celsius, com isso encontramos a seguinte separação: as substâncias da gasolina ficam no meio de dois outros produtos, acima o gás do petróleo e abaixo o querosene.


O processo passo é tirar a gasolina aquecida através de outros dutos e levá-la para outro tanque, onde recebe outras substâncias derivadas do petróleo. Um exemplo é a gasolina de alta octanagem que recebe um reformador catalítico, para se transformar de baixa para alta octanagem, um tipo de gasolina utilizado em motores de maior performance. O hidrocarboneto é arranjado para uma octanagem superior e que queima de maneira mais limpa. Mas são utilizadas outras substâncias para fazer a mistura correta.

E na última etapa, é observado algumas normas ambientais para dar continuidade ao processo da gasolina, ainda mais nos dias de hoje onde se ouve muito sobre meio-ambiente e preservação. Para isso, algumas substâncias perigosas são extraídas, como por exemplo: éteres, enxofre e o benzeno. A maioria das substâncias contaminadoras são terrivelmente tóxica e sua utilização polui o ambiente.

Depois de todas as substâncias tóxicas serem extraídas e depois de observado todos os cuidados e regras a respeito do produto, a gasolina está pronta para ser utilizada, sendo em veículos ou em qualquer outro lugar que seja empregada.

Comentários

Sugestões de Artigos

Como o petróleo e transformado em gasolina?
Como o petróleo e transformado em gasoli

Após o petróleo bruto ser entregue nas refinarias,...

Quem são os Judeus?
Quem são os Judeus?

Os Judeus são os povos que seguem o Judaísmo....

A chegada dos espanhóis
A chegada dos espanhóis

Os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil por vol...

Origem do Vírus Ebola
Origem do Vírus Ebola

O Vírus do Ebola surgiu na África Central por volt...

Como funciona o telefone?
Como funciona o telefone?

Não podemos começar a falar do funcionamento do te...

Xisto Betuminoso
Xisto Betuminoso

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso...

Intertextualidade
Intertextualidade

Intertextualidade significa que sempre que uma obr...

Números Irracionais
Números Irracionais

Números irracionais são formados por todos os núme...

Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci

Nascido em 1452 no vilarejo de Vinci, próximo à ci...

Inconfidência Mineira
Inconfidência Mineira

A inconfidência mineira foi um marco de luta pela ...

Jornalista
Jornalista

O jornalista é o profissional que ama a arte da es...

Quilombo de Vassouras
Quilombo de Vassouras

O quilombo de vassouras foi um importante local de...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |