Compostos Binários

Um composto binário pode estar representando um ácido, um sal ou um óxido.

Os compostos binários são aqueles formados por dois elementos químicos. Saiba mais!

Os compostos binários são aqueles em que a molécula é formada por dois elementos químicos diferentes. Um composto binário pode estar representando um ácido, um sal ou um óxido.

No caso dos óxidos, o composto binário apresenta como elemento mais eletronegativo o oxigênio. Já no caso das bases, não é possível ter uma molécula binária.

Os ácidos binários são hidrácidos, que não apresentam oxigênio na molécula. Como exemplo temos o ácido clorídrico (HCl), o ácido fluorídrico (HF) e o ácido bromídrico (HBr).

Nos sais, os exemplos de compostos binários são os cloretos, fluoretos, brometos e iodetos. Os hidretos são compostos binários que contém o elemento hidrogênio, como o hidreto de sódio (NaH) e o hidreto de potássio (KH).

Os compostos binários utilizam muito a teoria da doação e recepção de elétrons. Muitos dos compostos binários são caracterizados por uma uma ou mais ligações de natureza iônica, quando acontece doação e recebimento de elétrons.

Os compostos binários são simples de representar. Eles se apresentam basicamente em óxidos, combinações com oxigênio; hidretos, combinações com hidrogênio; sais binários, combinações de um metal com um não-metal; e combinações entre dois não-metais.

Veja Também

Estanho

Hidrocarbonetos

Macromoléculas

Sílicio

História da Tabela Periódica

Armas de destruição em massa