Condenados do Mensalão

Depois de 8 anos de julgamento, finalmente o Supremo Tribunal Federal...

Saiba quem são os 12 condenados do Mensalão que já estão cumprindo suas penas!

Depois de 8 anos de julgamento, finalmente o Supremo Tribunal Federal determinou a execução das penas dos condenados envolvidos no esquema do Mensalão. Os crimes que aconteceram durante o governo Lula são considerados os maiores esquemas de corrupção e pagamento de propina da história do Brasil.

O esquema do mensalão foi revelado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que foi condenado pelo crime e deve cumprir pena em regime semiaberto. Outro condenado é o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), que também deve pagar pelos crimes no regime semiaberto.

Entre os condenados do Mensalão que já foram presos, estão o empresário Marcos Valério, a ex-presidente do Banco Rural Katia Rabelo e outros cinco condenados que vão para o regime fechado. O ex-ministro José Dirceu e os ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares também foram condenados por corrupção ativa, e devem pagar pelo crime em regime semiaberto.

O cumprimento da condenação por formação de quadrilha ainda depende da análise de embargos infringentes. A prisão dos condenados do Mensalão surpreendeu a sociedade brasileira, que esperava que o Supremo só fosse ordenar as prisões em 2014, durante o período eleitoral.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também determinou a execução das penas de três condenados a penas alternativas. Emerson Palmieri, ex-tesoureiro informal do PTB; Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus-Banval, e José Borba, ex-deputado federal (PMDB-PR) deverão pagar multa e prestar serviços comunitários.

Ao todo, já foram expedidos mandados de prisão para 12 réus condenados no processo do mensalão. Já foram presos o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas; o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural; o publicitário Marcos Valério; Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural; o ex-deputado federal Romeu Queiroz (PTB-MG); Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios de Marcos Valério; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério; o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT José Genoino.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Infraestrutura do Brasil para Copa do mundo

Risco de terrorismo no Brasil

Crise no Sistema Cantareira

Politico deveria se formar e ser melhor qualificado!

Terrorismo na França – 13/11/2015

Como escolher o melhor candidato político?