Click EstudanteHistóriaConsequências da segunda guerra mundial

Consequências da segunda guerra mundial

Autor: Click Estudante

Lido: 10454 vezes

Consequências da segunda guerra mundial

Muitas mortes não foram registradas na Segunda Guerra Mundial e por isso as estimativas variam entre si, porém, a maioria sugere cerca de 60 milhões de vidas foram perdidas neste período negro da história do mundo, incluindo cerca de 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. Os óbitos civis se deram por causa de doenças, fome, massacres, bombardeio e genocídio deliberado. A União Soviética perdeu quase a metade de todas as mortes registradas na Segunda Guerra Mundial, cerca de 27 milhões de pessoas, ou seja, um em cada quatro cidadãos soviéticos foram feridos ou mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
 
Destes totais de vitimas, 85 por cento, soviéticos e chineses foram do lado dos Aliados e 15 por cento do lado do Eixo. Muitas dessas mortes foram causadas por crimes de guerra cometidos pelas forças alemãs e japonesas nos territórios ocupados. Acredita-se que 11 milhões a 17 milhões de civis morreram como resultado da política ideológica nazista, incluindo o genocídio sistemático de cerca de 6 milhões de judeus durante o Holocausto, juntamente com mais de cinco milhões de ciganos, eslavos, homossexuais e outras minorias étnicas e outros grupos minoritários que os nazistas quiseram banir de suas terras. Na China, aproximadamente 7,5 milhões de civis morreram durante a ocupação japonesa e os sérvios, foram alvejados pela organização croata alinhada ao Eixo.
 
O Massacre de Nanquim foi a atrocidade mais conhecida cometida pelo Império do Japão, centenas de milhares civis chineses foram estuprados e assassinados, de 3 milhões e 10 milhões, a maioria chineses, foram mortos pelas forças de ocupação japonesa. Durante a Sanko Sakusen, foi registrado por Mitsuyoshi Himeta 2,7 milhões de vitimas, o general Yasuji Okamura implementou a política em Heipei e Shandong.
 

As armas químicas e biológicas foram utilizadas pelas forças do Eixo. Os italianos utilizaram gás mostarda na conquista da Abissínia. O exército Imperial Japonês, uma variedade de armas biológicas durante a invasão e ocupação da China e nos conflitos iniciais contra os soviéticos, tanto alemães quanto japoneses testaram armas deste tipo, tanto em civis quanto em prisioneiros de guerra.
 
Muitos dos atos do Eixo foram levados a julgamento pelos primeiros tribunais internacionais, mas muitos dos crimes causados pelos Aliados, não foram devidamente julgados. Podemos citar os exemplos as seguintes ações dos Aliados: Transferência de população na União Soviética e o internamento estadunidenses-japoneses em campos de concentração nos Estados Unidos, a Operação Keelhaul, a expulsão dos alemães após a Segunda Guerra Mundial, os estupros em massa de mulheres alemãs pelo Exército Vermelho Soviético.
 
As mortes causadas pela fome também podem ser atribuídas ao resultado da Segunda Guerra Mundial: a fome de 1943 em Bengala e a fome no Vietnã de 1945. Além destes números, alguns historiadores tem atribuído a guerra os bombardeios em massa nas áreas civis em território inimigo, incluindo Tóquio e nas cidades alemãs, tais como: Dresden, Hamburgo e Colônia dos Aliados Ocidentais, que resultou na destruição de 160 cidades e uma estimativa de 600 mil civis alemães.

Comentários

Sugestões de Artigos

Consequências da segunda guerra mundial
Consequências da segunda guerra mundial

Cerca de 60 milhões de pessoas morreram na segunda...

Guerra do Golfo: disputa pelo controle do petróleo no Oriente Médio
Guerra do Golfo: disputa pelo controle d

A Guerra do Golfo aconteceu no ano de 1990 entre o...

Unesp
Unesp

A Unesp – Universidade Estadual Paulista, foi cria...

Sociologia no Brasil
Sociologia no Brasil

A sociologia no Brasil começou com o chamado “perí...

Descoberta do alfabeto
Descoberta do alfabeto

A descoberta do alfabeto revolucionou a comunicaçã...

Corrupção
Corrupção

Nesse contexto temos os corrompidos e os corruptor...

Lógica Matemática
Lógica Matemática

A lógica matemática se consiste no estudo e nas ap...

Embriologia
Embriologia

Na Biologia a Embriologia estuda o desenvolvimento...

Os países envolvidos na segunda guerra mundial
Os países envolvidos na segunda guerra m

Os países do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Ja...

Estanho
Estanho

Estanho é um elemento químico com o número atômico...

Artesão
Artesão

Os artesãos também são muitas vezes chamados para ...

Jornalista
Jornalista

O jornalista é o profissional que ama a arte da es...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |