Construção das Usinas Hidrelétricas no Brasil

O Brasil tem atualmente 972 usinas hidrelétricas, que produzem 65,7% de toda a energia elétrica do país.

O Brasil deve construir 34 novas usinas hidrelétricas até 2021. Saiba mais!

O Brasil tem atualmente 972 usinas hidrelétricas, que produzem 65,7% de toda a energia elétrica do país. Essas usinas estão em áreas com imensos reservatórios de água.

Especialistas afirmam que o Brasil precisa investir em outras alternativas para suprir a carência por energia elétrica, como a energia eólica, a bioeletricidade e a energia solar, por exemplo.

Hoje, o Brasil tem 5 usinas hidrelétricas que estão em fase de construção, licitação ou projetos. São elas: a Usina de Belo Monte, no Rio Xingu; a Usina de São Luiz dos Tapajós, no Rio Tapajós; a Usina de Jirau, no Rio Madeira; a Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira; e a Usina de Jatobá, no Rio Tapajós.

A oferta de energia elétrica no Brasil precisa crescer 42.600 megawatts (MW) nos próximos dez anos para garantir o atual padrão de consumo do brasileiro. Para alcançar essa meta, o governo vai colocar em operação mais usinas hidrelétricas para atender à demanda.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) espera construir e colocar em operação cerca de 34 novas usinas hidrelétricas até 2021. Desse total, 15 usinas seriam instaladas na região da Amazônia Legal.

De acordo com o governo, ampliar a oferta de energia hidrelétrica é uma condição básica para alcançar o desenvolvimento econômico do Brasil. Porém, diversos pesquisadores criticam a postura do governo brasileiro de optar pela construção de hidrelétricas levando em conta apenas fatores econômicos.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Futuro da educação do Brasil

Programa Universidade Para Todos: ProUni

Benefícios da Copa do Mundo no Brasil

Futuro da saúde do Brasil

Terremotos no Nepal

Saiba o que é Nepotismo