Construção das Usinas Hidrelétricas no Brasil

O Brasil tem atualmente 972 usinas hidrelétricas, que produzem 65,7% de toda a energia elétrica do país.

O Brasil deve construir 34 novas usinas hidrelétricas até 2021. Saiba mais!

O Brasil tem atualmente 972 usinas hidrelétricas, que produzem 65,7% de toda a energia elétrica do país. Essas usinas estão em áreas com imensos reservatórios de água.

Especialistas afirmam que o Brasil precisa investir em outras alternativas para suprir a carência por energia elétrica, como a energia eólica, a bioeletricidade e a energia solar, por exemplo.

Hoje, o Brasil tem 5 usinas hidrelétricas que estão em fase de construção, licitação ou projetos. São elas: a Usina de Belo Monte, no Rio Xingu; a Usina de São Luiz dos Tapajós, no Rio Tapajós; a Usina de Jirau, no Rio Madeira; a Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira; e a Usina de Jatobá, no Rio Tapajós.

A oferta de energia elétrica no Brasil precisa crescer 42.600 megawatts (MW) nos próximos dez anos para garantir o atual padrão de consumo do brasileiro. Para alcançar essa meta, o governo vai colocar em operação mais usinas hidrelétricas para atender à demanda.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) espera construir e colocar em operação cerca de 34 novas usinas hidrelétricas até 2021. Desse total, 15 usinas seriam instaladas na região da Amazônia Legal.

De acordo com o governo, ampliar a oferta de energia hidrelétrica é uma condição básica para alcançar o desenvolvimento econômico do Brasil. Porém, diversos pesquisadores criticam a postura do governo brasileiro de optar pela construção de hidrelétricas levando em conta apenas fatores econômicos.

Veja Também

Condenados do Mensalão

Politico deveria se formar e ser melhor qualificado!

Refugiados no mundo

O drama do resgate dos mineiros no Chile

Operação Lava Jato

O que é Impeachment?